Praça da Matriz é reaberta à população
Texto e fotos: Pedro Neto
A Praça Doutor Chaves (Matriz) já pode ser frequentada pela população. A reinauguração foi na noite desta quarta-feira, 22, com apresentação do grupo de serestas João Chaves. O local foi totalmente reurbanizado e modernizado. O projeto proporcionou modernidade e embelezamento, mantendo as características originais.
Houve recomposição dos passeios, colocação de piso tátil para deficientes visuais, reforma do coreto, substituição de todo o piso intertravado do interior da Praça e instalação de grades baixas para proteção da grama. Foram plantados 3 mil metros quadrados de grama e todos os bancos foram trocados.
Foram realizadas ainda obras de pintura, melhorias na iluminação, poda e arborização com plantio de mudas nativas e ornamentais. A obra custou mais de meio milhão de reais, verbas de emenda parlamentar, com contrapartida da Prefeitura.
O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, destacou a história da Praça, que surgiu junto com a cidade, bem como a tradição do logradouro. As palavras do vice-prefeito foram reforçadas pelo secretário de Cultura, João Rodrigues, pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sóter Magno, pelo presidente da Câmara, Cláudio Rodrigues (Claudinho) e pelo deputado estadual Carlos Pimenta (PDT). Todos elogiaram a forma com que os trabalhos estão sendo conduzidos nas gestões do prefeito Humberto Souto.
O prefeito destacou a importância da Praça para a população do município e do Norte de Minas. Segundo Humberto souto, a Praça é ponto de referência local e regional. Ele conclamou os frequentadores a ajudar a preservá-la, como um dos mais importantes cartões postais de Montes Claros.
HISTÓRICO - Em 1939 o Largo da Matriz ganhou nova configuração, sendo nomeado como Jardim Benedito Valadares. Houve uma reforma geral em 1957, por ocasião do centenário da cidade. Em 2007 a praça foi totalmente revitalizada, no sesquicentenário de Montes Claros. Tendo muita importância cultural para a cidade, teve seu conjunto urbanístico tombado pela Prefeitura.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025