Imagem de destaque Prefeitura firma parceria com a Fadenor para a realização do Cadastro Técnico Imobiliário

10/09/2021 - 17:56
ASCOM | Texto: ASCOM | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Nesta segunda-feira, 13, às 11 horas, será realizada a aula inaugural do Curso de Capacitação em Geotecnologias Aplicadas ao Cadastro Multifinalitário. O curso é a etapa inicial do projeto Cadastro Técnico Imobiliário para Elaboração do Plano de Macrodrenagem e Roterização da Coleta de Resíduos Sólidos do Município de Montes Claros.

O curso visa atualizar os servidores públicos municipais sobre as geotecnologias disponiveis para coleta e atualização de dados sobre a cidade de Montes Claros. O projeto é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior – FADENOR e coordenado pelos professores doutores da UNIMONTES Marcos Esdras Leite (Departamento de Geociências) e Narciso Ferreira dos Santos Neto (Departamento de Administração).

Na gestão pública municipal, o Cadastro Técnico Imobiliário é fundamental para orientar as políticas e ações que atenderão a sociedade. Com essas informações atualizadas, os gestores municipais possuem um diagnóstico preciso da ocupação do espaço urbano, da distribuição dos equipamentos urbanos, da infraestrutura instalada, do adensamento dos domicílios, dentre outras informações sobre os imóveis, sendo esse um instrumento importante para o planejamento municipal.

Dessa forma, para atender as demandas da gestão municipal de forma eficaz, será realizado o cadastro técnico multifinalitário (CTM), utilizando-se os recursos geotecnológicos, como o sistema de informação geográfica (SIG), as fotografias de drone e as imagens de satélite de alta resolução espacial, instrumentos que contribuirão para a agilidade na atualização dos dados.

A cerimônia de abertura proporcionará aos profissionais da Prefeitura (das secretarias de Finanças e Serviços Urbanos e da MCTrans) acolhimento e orientações importantes sobre todas as atividades do projeto, e contará com a participação do prefeito Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães e do secretário municipal de Finanças, Willian César Rocha, além dos professores coordenadores do projeto e dos diretores da FADENOR.