Imagem de destaque Resgate da história

Resgate da história

04/07/2019 - 15:40
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros assinou no início da tarde dessa quarta-feira, 3, a autorização de desapropriação do Casarão dos Telles e Menezes, um dos mais antigos da cidade, que vai passar a sediar o Procon Municipal e a Escola do Consumidor. A solenidade aconteceu no Stand da Prefeitura, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, e contou com a participação de secretários, vereadores, servidores e representantes da classe cultural do município. Segundo o prefeito Humberto Souto, “a restauração do casarão é o momento de perpetuar a história da cidade e o nome da família que teve papel de fundamental importância para o desenvolvimento do município. A homenagem é um símbolo de gratidão, um resgate do passado pensando no futuro”.

Yara Tupinambá, grande representante da cultura de Montes Claros, enfatizou que “muitas edificações antigas foram jogadas ao chão e ao ostracismo. Esses prédios significam a história e a beleza bucólica que caracterizavam um tempo e uma cultura, e não atrapalhariam o curso do progresso, mas somariam este outro ângulo ao desenvolvimento de Montes Claros. Hoje a Administração se preocupa em resgatar as tradições, para que o futuro saiba do nosso passado”, frisou.

De acordo com o coordenador do Procon, Alexandre Braga, esse é um momento histórico de nossa cidade. “O município está realizando o sonho de quem luta pela defesa do consumidor e quer ver o Procon muito bem instalado, juntamente com a Escola de Defesa do Consumidor. É o sonho daqueles que também lutam pela preservação da história e da cultura da cidade. Essa obra simboliza o momento que Montes Claros vive. A cidade olha também para a história e valoriza aquelas pessoas que se compromissaram e trabalharam pelo desenvolvimento do município e que resolveram cuidar do patrimônio e olhar para futuro. Em breve teremos uma grande sede do Procon, que será a melhor sede do Estado de Minas Gerais”, afirma.

Escola de Defesa do Consumidor - A Escola de Defesa do Consumidor visa ampliar o trabalho já realizado pelo Procon por meio de cursos para orientação sobre finanças e direitos do consumidor, com direito a certificados de participação.