Imagem de destaque RESPEITO À DIVERSIDADE - Órgão da Secretaria de Saúde acompanha pessoas que estão passando por processo de transição de gênero

RESPEITO À DIVERSIDADE - Órgão da Secretaria de Saúde acompanha pessoas que estão passando por processo de transição de gênero

14/07/2025 - 15:44
SECOM | Texto: Attilio Faggi Fotos: Freepik

RESPEITO À DIVERSIDADE

Órgão da Secretaria de Saúde acompanha pessoas que estão passando por processo de transição de gênero

A transição de gênero é o processo pelo qual uma pessoa passa após entender que necessita de alinhar sua aparência física e social com sua identidade de gênero. Esse processo exige tempo e envolve mudanças físicas, sociais e legais que podem incluir cirurgias, terapia hormonal e alterações em documentos de identificação.

A Prefeitura de Montes Claros propicia o acesso à saúde da população trans e não binária no âmbito da Atenção Primária à Saúde, atendendo à Resolução da Secretaria de Estado de Saúde nº 8.375, de 19 de outubro de 2022, e conforme a Política Estadual de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Montes Claros, o Núcleo de Apoio à Saúde Trans (NAST) é referência para o atendimento de pessoas que passaram, ou que passarão, pelo processo de transição de gênero de forma cirúrgica ou hormonal. O órgão funciona, entre 9 e 18 horas, na Policlínica Dr. Carlos José do Espírito Santo, no bairro Alto São João.

O NAST oferece atendimento ambulatorial clínico e psicológico gratuito para pacientes transgêneros e não binários e é uma iniciativa essencial para garantir a equidade no acesso à saúde e promover a inclusão social da população que se identifica como não binários ou transexuais. Mais informações podem ser obtidas pelo 2211-4410.