Imagem de destaque ROMPENDO BARREIRAS - Povoado de Barreiras pode se tornar o mais novo distrito de Montes Claros

ROMPENDO BARREIRAS - Povoado de Barreiras pode se tornar o mais novo distrito de Montes Claros

27/01/2026 - 12:40
SECOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Solon Queiroz

A Prefeitura de Montes Claros contratou junto à Fundação João Pinheiro (FJP), que é a instituição responsável pela demarcação de distritos em Minas Gerais, a realização de estudo de viabilidade para analisar a possibilidade da elevação do povoado de Barreiras a vila (sede de distrito). Barreiras fica a cerca de 50 km da área central de Montes Claros, perto de Santa Rosa de Lima.

Para que se torne um distrito, a comunidade deve atender a uma série de requisitos legais estabelecidos pela Lei Estadual Complementar nº 37, de 18 de janeiro de 1995, como número de eleitores superior a 200; a existência de, no mínimo, 50 moradias; e a presença de uma escola pública. A demarcação dos limites deve seguir linhas geográficas que acompanhem, preferencialmente, acidentes naturais e identificáveis em documentação cartográfica oficial.

Caso se torne um distrito, Barreiras se juntará a Aparecida do Mundo Novo, Ermidinha, Miralta, Nova Esperança, Panorâmica, Santa Rosa de lima, São João da Vereda, São Pedro da Garça e Vila Nova de Minas, além de Pedra Preta dos Montes, que se tornou distrito pelo Decreto Municipal nº 5.628, de 13 de dezembro de 2023. Até então, o último distrito criado havia sido Aparecida do Mundo Novo, em 1982.

Segundo a FJP, que tem atribuição exclusiva em Minas Gerais para tratar das linhas divisórias municipais e distritais, a criação de um distrito não implica autonomia política, jurídica ou financeira, mas propicia o ordenamento territorial dos municípios, permitindo à população destas localidades o pleito para a criação de serviços públicos. Na prática, a elevação em distrito transforma determinada localidade em área urbana e possibilita mais investimentos na qualidade de vida da população local.