Imagem de destaque Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo termina nesta sexta em Montes Claros

13/09/2018 - 11:04
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal

Termina nesta sexta-feira, 14, em Montes Claros, a Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo, que foi prorrogada na cidade. A campanha tem como meta imunizar 95% da população-alvo, formada por 21.678 crianças com idade entre 1 e 5 anos completos. Até o momento, foram imunizadas contra a poliomielite 20.089 crianças (92,67% da população-alvo) e foram aplicadas 19.322 vacinas contra o sarampo (89,13%).

A imunização está sendo realizada em 17 salas de vacinação espalhadas por toda a cidade (lista em anexo). De forma a reforçar a campanha na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando o horário de atendimento em quatro unidades de Saúde (Major Prates, Delfino, Esplanada e São Judas), que estão aplicando as vacinas até as 21 horas. A UBS do Santos Reis também está atendendo em horário diferenciado, das 17 às 21 horas.

Mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida devem receber a VIP. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a VOP. E, para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

SARAMPO - A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

PÓLIO - Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite, pólio ou paralisia infantil geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. (Fonte: Agência Brasil)