A Prefeitura de Montes Claros realizou no sábado, 22, mais uma ação na guerra contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O “Dia D” foi realizado na região do Grande Maracanã, com o objetivo de recolher inservíveis que podem aumentar a proliferação do mosquito.
Ao todo, 190 servidores da Prefeitura estiveram envolvidos na ação, que recolheu 319 toneladas de materiais inservíveis, como pneus, baldes, latas, garrafas de vidro, pets, carcaças de tanquinhos e geladeiras, ferro-velho, caixas d'água em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos e copos descartáveis. Quase 30 mil imóveis foram atendidos, beneficiando uma população de mais de 50 mil pessoas.
Foram percorridos os bairros São Judas, São Judas II, Cristo Rei, Santo Inácio, Santa Rafaela, Vila Itatiaia, Nossa Senhora das Graças, Alterosa, Santo Amaro, Conjunto Olga Benário, Residencial Sul Ipê, Residencial Sul Jacarandás, Conjunto José Correia Machado, Maracanã, Chiquinho Guimarães, Mangues, Conjunto Joaquim Costa, Ciro dos Anjos, Dona Gregória, Vila Campos, Vila Greice, Residencial Itália, Residencial Parque, Jardim Liberdade, Reserva Real, Residencial Montes Claros e São Geraldo II.
A luta contra o Aedes aegypti deve ser uma parceria entre o poder público e a população, já que 97% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências. Além do descarte de inservíveis, várias medidas podem ser adotadas diariamente na luta contra este mal. As principais recomendações para se evitar a proliferação do mosquito são:
- providenciar limpeza periódica (1 vez por semana) e vedação dos tambores, tanques, e qualquer outro tipo de reservatório a nível do solo;
- usar toda a água reservada em período menor que o ciclo de reprodução (5 a 10 dias) do mosquito;
- limpar periodicamente os ralos e caixas de passagens, bem como providenciar nivelamento correto e usar telas quando necessário;
- destinar o lixo para coleta pública;
- escoar a água dos pratos de plantas;
- limpar e drenar calhas e lajes, principalmente em períodos que antecedem e durante as chuvas, se possível ajustando o nivelamento para proporcionar uma queda de água apropriada;
- tratamento adequado em piscinas, mesmo que não estejam em uso;
- limpar periodicamente lotes vagos de sua responsabilidade, bem como quintais de residências e dependências dos imóveis comerciais, industriais e outros.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025