Imagem de destaque Edgar Pereira - Prefeitura demole antiga sede da Secretaria de Saúde para construir UBS

06/02/2019 - 14:14
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros vai construir, em breve, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo lll no espaço onde já funcionou a Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Sidney Chaves, bairro Edgar Pereira. A demolição da antiga estrutura começou na tarde dessa terça-feira, 05. A previsão é de que 17 toneladas de entulho sejam retiradas. Assim que a demolição for concluída, as obras da UBS serão iniciadas.

A UBS irá abrigar três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para atender toda a região na área da Atenção Básica, incluindo atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, além de visitas domiciliares, serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, aplicação de vacinas e funcionamento de grupos de Educação em Saúde.

A construção demandará investimentos de cerca de cerca de R$ 800 mil, e as obras terão prazo de execução de oito meses.

Reformas - Com o objetivo de proporcionar bem-estar à população e oferecer uma melhor estrutura para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Montes Claros reformou, recentemente, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Judas, Eldorado e Santos Reis. As unidades foram construídas há mais de 20 anos e os moradores reivindicavam uma ampla reforma nos locais. Juntas, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) da região do grande Santos Reis atendem uma população superior a 30 mil pessoas.

A Unidade de Saúde do bairro São Judas recebeu reforma total, com pintura das áreas externa e interna, troca do piso e aumento do número de consultórios. Já na Unidade de Saúde do Santos Reis foi realizada a troca do telhado, reforma de portas, pavimentação do piso e construção de uma sala para atendimento odontológico. Foi providenciada a instalação de concertinas para melhorar a segurança e executada a reforma de consultórios e salas administrativas, além da troca de luminárias.

No bairro Eldorado, a Prefeitura ampliou a unidade, que ganhou mais três salas, sendo dois consultórios e uma para o descarte de lixo.

Outra unidade reformada foi a que abriga a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Bela Vista. Além da reforma, a Prefeitura fez o asfaltamento da rua Guarani, em frente à unidade, para proporcionar melhor acessibilidade aos usuários do posto e melhorar a qualidade de vida dos moradores.