Imagem de destaque Guerra contra o mosquito - Comitê de Combate à Dengue elabora estratégias para ações nos bairros

Guerra contra o mosquito - Comitê de Combate à Dengue elabora estratégias para ações nos bairros

22/02/2019 - 14:57
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

Foi realizada nesta sexta-feira, 22, na Secretaria Municipal de Saúde, a reunião mensal do Comitê Municipal de Mobilização Social e Combate à Dengue. Durante a reunião, membros do poder público e da sociedade civil debateram estratégias para o combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros da cidade.

Na reunião foram planejadas ações que serão realizadas nos próximos dias nos bairros com registros mais graves apontados no último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento, realizado entre os dias 14 e 16 de janeiro, apontou um índice geral de infestação de 5,9%, que é considerado de alto risco.

Para combater os focos do mosquito, a Prefeitura tem intensificado os trabalhos em áreas estratégicas. Em janeiro foi realizado o Dia D de Combate à Dengue, com a retirada de 120 toneladas de entulho em vários bairros da cidade.

Durante a reunião do Comitê nesta sexta-feira, foram estabelecidas algumas metas de atuação em ações sociais e de conscientização nos bairros considerados mais críticos. Entre os bairros destacados estão o Santos Dumont, Jardim São Luiz, Santa Cecília e o JK.

É importante lembrar que 90% dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya estão localizados no interior das casas. Para evitar a reprodução do mosquito, vale seguir algumas recomendações:

· Mantenha a caixa d’água e tambores bem cobertos;

· Lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas e bebedouros de animais;

· Não deixe água acumulada em pneus e garrafas;

· Guarde os pneus em desuso em local coberto;

· Limpe as lajes e calhas;

· Coloque tela nos ralos ou adicione água fervente pelo menos uma vez por semana;

· Mantenha as piscinas bem tratadas;

· Utilize sempre a coleta pública.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000