Imagem de destaque Informatização da Saúde -  Prefeitura capacita enfermeiros e agentes comunitários para operar o programa “Mais Saúde Digital”

Informatização da Saúde - Prefeitura capacita enfermeiros e agentes comunitários para operar o programa “Mais Saúde Digital”

12/06/2018 - 15:25
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Ascom | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros está promovendo, entre os dias 11 e 15 de junho, uma capacitação dos servidores da Secretaria de Saúde para operar o programa “Mais Saúde Digital”, que irá integrar as informações dos usuários do Sistema de Saúde Municipal, tornando mais fácil o acesso do cidadão aos serviços de consulta, exames e diagnóstico.

A capacitação está sendo executada pela empresa Vivver Sistemas Ltda., responsável pela implementação do programa na rede municipal. Estão sendo orientados mais de 300 enfermeiros e agentes comunitários, em diferentes turnos.

Zenira Alves, enfermeira da UBS do bairro Antônio Pimenta II, acredita que esse sistema irá melhorar a vida da população. “Além da organização, será muito importante para a redução de filas nos agendamentos”, ressalta.

Através do Mais Saúde Digital, o servidor de qualquer unidade de saúde poderá consultar o cadastro único, onde terá acesso a todos os dados do paciente que está sendo atendido. O sistema irá disponibilizar informações sobre consultas feitas anteriormente, medicamentos já retirados, vacinas ou tratamentos já recebidos, entre outras. A informatização do sistema irá representar uma grande economia para o município, já que a gestão municipal vai dispor do controle de todos os serviços prestados e medicamentos que estão sendo fornecidos pelo sistema de saúde. Além disso, o programa irá proporcionar um conforto maior para o usuário, que poderá consultar os horários de atendimentos médicos e agendar serviços e consultas.

O sistema já  está ativo nas seguintes unidades de Saúde: Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros; Centro de Oftalmologia Geraldo Athaíde Sobrinho; Centro de Saúde Antônio Pimenta; Centro de Saúde Delfino Magalhães; Centro de Saúde Esplanada; Centro de Saúde Major Prates; Centro de Saúde Maracanã; Centro de Saúde Nossa Senhora de Lourdes; Centro de Saúde Planalto; Centro de Saúde São Judas; Centro de Saúde Ciro dos Anjos; Policlínica Dr. Carlos José do Espírito Santo (Alto São João); Policlínica Dr. Hélio Ferreira Sales (Ambulatório de Saúde Mental); Policlínica Ariosto Corrêa Machado; e Programa Saúde da Mulher.