Imagem de destaque MAIS SAÚDE PARA O HOMEM DO CAMPO - Prefeitura reforma posto de saúde da comunidade rural de Samambaia

26/04/2024 - 13:58 | atualizado em 26/04/2024 - 14:00
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros continua melhorando a vida dos moradores da zona urbana, mas sem se esquecer da extensa zona rural do município. Diversos benefícios já chegaram nas comunidades rurais: além da pavimentação dos acessos aos principais distritos, diversas escolas e postos de saúde foram reformados e ampliados. Na noite dessa quinta-feira, 25, o prefeito Humberto Souto e o vice, Guilherme Guimarães, inauguraram a reforma e ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da comunidade de Samambaia. Participam da solenidade vereadores, secretários, servidores e moradores da comunidade e região.

Os serviços de reforma e ampliação contemplaram a construção de área de espera, recepção, sala de administração e gerência, consultório clínico de ginecologia, consultório de enfermagem, copa e dois banheiros.

Atualmente a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da comunidade rural é composta por médico, dentista, enfermeiro, técnicos, agentes comunitários de saúde e agente de saúde bucal. Mais de 2.200 pessoas são atendidas pela equipe, que possui 13 pontos de apoio em diversas comunidades. As comunidades referenciadas são Samambaia, Paineiras, Toledo, Santa Rita do Canasi, Canoas, Sanharó, Tabuas, Estreito de Miralta, Monte Alto, Poço Novo, Bengo, Brejo Novo, Cachoeira do Bananal, Vila Nova de Minas, Ribeirão de Tabuas, Cana Brava, Rio da Serra, Curral de Vara, Grama, Sossego, Tabuas de Cima, Beira Rio e Serra Verde.

Presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Samambaia, Nilton Ribeiro destacou: "estamos orgulhosos desta grande reforma, que foi executada em nosso posto de saúde. Sabemos que ainda temos muitas coisas para melhorar em nossa comunidade e região, mas a Prefeitura sempre está presente com ações beneficiando os moradores".

"Montes Claros passa por um momento de transformação. No setor de saúde, nunca se viram tantas obras e tantas inaugurações como estamos fazendo. São diversos postos de saúde construídos na cidade e muitas ampliações e reformas que acontecem na nossa extensa zona rural. Essa ampliação e reforma do posto da comunidade de Samambaia tem por objetivo cuidar das pessoas", afirmou Otávio Rocha, procurador-geral do Município.

Osmani Barbosa, secretário de Agricultura e Abastecimento, frisou que "estamos cuidando da cidade, mas não estamos abandonando a zona rural. É importante destacar que nunca tivemos na história tantos investimentos na nossa extensa zona rural. Um exemplo é a rapidez com que chegamos aqui hoje: o asfaltamento do acesso beneficiou todos os setores, desde a chegada das ambulância, o escoamento da produção, transporte escolar e entrega de mercadorias. A reforma e ampliação do posto é mais um benefício para os moradores".

A secretária de Saúde da Prefeitura, Dulce Pimenta, afirmou que esse é um dia de comemoração na comunidade de Samambaia. "Mas precisamos lembrar da grande quantidade de investimentos realizados na zona rural. São diversas reformas e ampliações em todos os pontos. Essa reforma é para oferecer um atendimento de qualidade para a população e uma melhor estrutura para os servidores", destacou.

Guilherme Guimarães, vice-prefeito de Montes Claros, afirmou que "nunca se investiu tanto em nossa zona rural. Desde pequenas ações quanto grandes transformações. São acessos asfaltados, reformas e ampliações de escolas e postos de saúde, asfaltamento de ruas, entre outros benefícios".

Em seu pronunciamento, o prefeito Humberto Souto enfatizou que hoje é uma coisa boa morar na zona rural de Montes Claros. "Com todos os investimentos que estamos fazendo em nossa extensa zona rural, hoje é um privilégio morar nas comunidades rurais. Todos os serviços que existem na cidade, sobretudo educação e saúde, temos na zona rural. Sem falar da rapidez que é chegar na área urbana. Esses investimentos vêm ao encontro daquilo que pensamos: cuidar das pessoas e fixar o homem do campo em seu habitat”, observa.