O tão aguardado hospital municipal esperado pela população começa a se concretizar. No último dia 25, a equipe técnica da prefeitura de Montes Claros apresentou, para diversos profissionais da área hospitalar, seu plano operacional para o novo nosocômio municipal.
A reunião, que contou com a presença do Prefeito, Guilherme Guimarães, do vice-prefeito, Otávio Rocha, do Secretário de Saúde Eduardo Silva e do Secretário de Infraestrutura, Vanderlino Silveira, teve ainda por objetivo fazer os últimos alinhamentos antes da abertura do procedimento licitatório necessário para a realização dos projetos e posterior construção do Hospital Municipal.
Para o engenheiro Frederico Veloso Mendes, um dos responsáveis pelo projeto “a formatação do hospital municipal com a participação da comunidade médica e hospitalar é fundamental para o sucesso do hospital. Ouvimos quem está na ponta e procuramos entender os problemas para encontrar as soluções”.
Segundo discutido na reunião, a construção de um novo equipamento de saúde é fundamental, pois permitirá que as melhores técnicas sejam empregadas na construção. De acordo com o engenheiro Vanderlino Silveira, Secretário de Infraestrutura, “o acerto no projeto e modelo do novo Hospital permitirá, inclusive, economia nos custos de manutenção”. O novo projeto está buscando inovações na área, tudo para otimizar ao máximo os recursos públicos investidos.
Realizada em uma área de mais de 60.000 m² (sessenta mil metros quadrados), próximo da sede da nova prefeitura, o Hospital será construído em um local estratégico, com amplo acesso viário.
Em Minas Gerais, segundo informações do Ministério da Saúde1, 67% (sessenta e sete por cento) dos leitos disponíveis na rede de Saúde estão direcionados ao SUS, restando para a inciativa privada apenas 33% (trinta e três por cento) dos leitos. A estimativa é de que, após os projetos, possam ser inicialmente disponibilizados até 230 novos leitos SUS, 100% (cem por cento) gratuitos para a população, criando um grande centro cirúrgico em Montes Claros, com áreas específicas voltadas à saúde da mulher e à pediatria.
Esse projeto é tratado na prefeitura como prioridade estratégica, pois pode impactar positivamente na vida de milhares de montesclarenses. A expectativa é de que ainda no primeiro semestre deste ano haja a publicação da licitação sobre os projetos complementares e início posterior das obras. O Licenciamento ambiental da obra já esta em andamento.
1 Fonte: DataSUS (janeiro/2024)
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025