Imagem de destaque Parcerias reforçam campanha de vacinação contra a gripe 

Parcerias reforçam campanha de vacinação contra a gripe 

27/03/2020 - 08:27 | atualizado em 27/03/2020 - 08:27
ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Fábio Marçal

Começou na segunda-feira, 23, em Montes Claros, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa da ação, que vai de 23 de março a 16 de abril, o  público-alvo é composto por pessoas acima de 60 anos, além de profissionais da saúde.


Para reforçar a imunização dessa parcela da população, a Prefeitura firmou parcerias com a Unimontes,  a drogaria Minas Brasil e a Unimed. Nesse sentido, está sendo realizado o Drive-Thru contra a gripe. A iniciativa, que está acontecendo diariamente na Unimontes das 8h às 11h e das 14h às 17h, já imunizou cerca de 1.000 idosos que foram vacinados dentro dos veículos, agilizando o procedimento.


As parcerias também proporcionaram o aumento dos locais de imunização. Além das salas de vacinação do município, a drogaria Minas Brasil e a Unimed disponibilizaram uma parte de suas unidades para ser aplicada de forma gratuita a vacinação contra a gripe. A meta do município nesta primeira etapa da campanha é vacinar 90 % da população idosa.


É importante destacar que os idosos que possuem cadastro no sistema de saúde municipal receberão a dose da vacina em casa, não sendo necessário o deslocamento aos postos de vacinação. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas poderá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da Covid-19. 


Em 2020 a campanha terá três etapas. Entre os dias 23 de março e 16 de abril, a vacinação estará disponível somente para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda etapa será realizada entre os dias 16 de abril e 9 de maio e terá o público-alvo composto por doentes crônicos, professores (rede pública e privada), além de profissionais das forças de segurança.


A última fase, que terá início no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas entre 55 e 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Qualquer esclarecimento sobre as ações de vacinação na cidade pode ser realizado pelo telefone 2211-4353.