Imagem de destaque Passeata da Luta Antimanicomial é realizada em Montes Claros

Passeata da Luta Antimanicomial é realizada em Montes Claros

17/05/2019 - 17:50
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: ASCOM

Foi realizada em Montes Claros, na manhã desta sexta-feira, 17, uma passeata em prol da Luta Antimanicomial, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Dezenas de pessoas, entre servidores municipais das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Serviço Social, além de pacientes que sofrem com transtorno mental, participaram da passeata, que teve sua concentração na entrada da Prefeitura de Montes Claros e passou por diversas ruas do centro, até chegar na Praça Doutor Carlos. Os participantes da ação exibiam faixas com dizeres como “Sou louco, e daí?” e “Louco é o Sistema”, ao mesmo tempo em que o carro de som reproduzia canções de Raul Seixas, o eterno Maluco Beleza.

Segundo Leonardo Félix, coordenador municipal de Saúde Mental, o objetivo do movimento é defender que os cuidados com os pacientes portadores de sofrimento mental sejam realizados “no meio mais aberto e comunitário possível”. Leonardo explica que o Município de Montes Claros oferece, hoje, diversos serviços às pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental, o que, segundo estimativas, totalizariam 10% da população. Os cuidados começam na própria rede da Atenção Primária, já que as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) estão preparadas para lidar com esses pacientes, e todas as unidades de Saúde possuem psicólogos.

A Prefeitura também conta com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil, o CAPS TM, para pessoas com sofrimento mental, e o CAPS AD (Álcool e Drogas) para dependentes químicos (lembrando que a dependência química é categorizada como transtorno mental). Também existem os leitos hospitalares dos hospitais Aroldo Tourinho e Universitário, uma Unidade de Acolhimento para pessoas que estão fazendo tratamento de dependência química, uma Residência Terapêutica, para pessoas com saíram do hospício e não têm para onde ir, atualmente com oito moradores, e estão avançadas as obras de um CAPS AD III, que vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. “Mas o principal é o posicionamento da Gestão Municipal, favorável à questão da Saúde Mental”, comemorou o coordenador.

“Gostaria de cumprimentar pelo movimento, cumprimentar a secretária e os funcionários da Saúde pelo entusiasmo, pelo idealismo, pela vontade de servir, pela vontade de estar presente com as pessoas, nas suas dificuldades e nas suas caminhadas”, destacou o prefeito Humberto Souto, em discurso dirigido aos participantes da ação.