Imagem de destaque Prefeitura inaugura UPA do Chiquinho Guimarães

Prefeitura inaugura UPA do Chiquinho Guimarães

29/06/2020 - 16:05
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal e Divulgação

Foi realizada neste sábado, 27 de junho, a tão esperada inauguração oficial de mais uma Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Montes Claros, a UPA do bairro Chiquinho Guimarães. A unidade de saúde é do tipo porte III, e irá concentrar atendimentos de saúde de complexidade intermediária, atendendo aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a interface entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgências hospitalares, compondo uma rede organizada de Atenção às Urgências e desafogando os hospitais da cidade. A inauguração foi feita através de videoconferência e transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Prefeitura (facebook e instagram). O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, participou diretamente de sua casa, onde guarda isolamento social por ser grupo de risco da COVID-19, enquanto que a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, esteve, durante a trasmissão, na própria UPA.

Vale destacar que a UPA irá funcionar, de maneira provisória, como hospital de campanha para pacientes com coronavírus durante seus primeiros meses de funcionamento, disponibilizando 60 leitos clínicos que vão ajudar a prevenir a sobrecarga do sistema de saúde da cidade. A Prefeitura já realizou o processo licitatório para contratar os profissionais que vão trabalhar no hospital de campanha, e as convocações já começaram.

UPA - Classificada como UPA 24 horas com funcionamento ininterrupto 24 horas, em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos, a unidade irá compor uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A UPA do Chiquinho Guimarães será dotada de equipe assistencial multiprofissional com quantitativo de profissionais compatível com a necessidade de atendimento com qualidade, em conformidade com a necessidade da Rede de Atenção à Saúde. À UPA Chiquinho Guimarães caberá acolher os pacientes em situação de urgência e emergência; articular-se com a Atenção Básica, o SAMU, a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, bem como com os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e outros serviços de atenção à saúde, por meio de fluxos lógicos e efetivos de referência ordenados pelas Centrais de Regulação de Urgências e complexos reguladores.

A unidade localizada à avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 2.255, será uma opção para o atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica e o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial. Funcionar como local de estabilização de pacientes atendidos pelo SAMU e disponibilizar consultas médicas em regime de pronto atendimento, em casos de menor gravidade, também farão parte das atribuições da UPA.