Imagem de destaque Prefeitura promove seminário sobre Vigilância em Saúde

Prefeitura promove seminário sobre Vigilância em Saúde

06/12/2018 - 11:21
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: ASCOM | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros promoveu na última segunda-feira, 3 de dezembro, no teatro das Faculdades Santo Agostinho (FASA), o “1º Seminário de Vigilância em Saúde”. O evento, realizado das 7 às 18 horas, visou aprimorar os serviços prestados pelos setores de Vigilância em Saúde no Município. O público-alvo foram os servidores que atuam na área, além de acadêmicos.

O evento contou com a participação de aproximadamente 230 pessoas, que assistiram a palestras e debates técnicos relacionados às ações de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância em saúde ambiental e controle de zoonoses. “O momento foi de extrema importância para o fortalecimento das ações de saúde do Município, pois permitiu discussões entre os servidores, acadêmicos, autoridades, dentre outros atores, que servirão como subsídio para o aprimoramento dos serviços prestados. O momento histórico teve como um dos grandes objetivos garantir a integralidade do cuidado com a saúde da população, conforme definido na Política Nacional de Vigilância em Saúde e em harmonia com as determinações dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Sinvaldo Pereira da Silva, coordenador do Seminário.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE - No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho.