Imagem de destaque Prefeitura oferece teste rápido para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis

16/02/2018 - 08:38

O mês de fevereiro costuma ser um período onde muitas pessoas acabam ficando expostas a várias doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), devido aos festejos carnavalescos.

Para evitar que essas doenças se propaguem entre a população, a Prefeitura de Montes Claros oferece um espaço na Policlínica do Bairro Alto São João para a realização gratuita de testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. Trata-se do CERDI (Centro de Referência de Doenças Infectocontagiosas).

O paciente, ao chegar ao local, é recebido por um psicólogo que aplica um questionário sobre comportamentos de risco. Após esse momento, ele é encaminhado ao laboratório, onde é feita a coleta de sangue mediante uma picada no dedo. No procedimento, são usados reagentes para detectar a presença de DSTs.

Caso o paciente teste positivo para alguma doença, ele é encaminhado para o Serviço de Assistência Especializada, onde é recebido por uma equipe multiprofissional formada por infectologistas, psicólogos e assistentes sociais, para que possa ser dado início ao tratamento. O CERDI, que funciona das 7 às 17 horas, atende em média de 250 a 300 pessoas por mês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-4413.