Imagem de destaque Saúde do Homem - Campanha Novembro Azul tem início em Montes Claros

Saúde do Homem - Campanha Novembro Azul tem início em Montes Claros

07/11/2018 - 13:40
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros realizou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 07, a abertura da campanha Novembro Azul na cidade. A campanha acontece em todo o planeta com ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Foram oferecidos, durante o evento de abertura, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, sessões de acupuntura, exames de prevenção ao câncer bucal e encaminhamento para realização de exames de PSA - um dos primeiros exames realizados em homens para auxiliar no diagnóstico da doença.

 

O prefeito Humberto Souto enfatizou a celebração da data, contudo conclamou a população, sobretudo os homens, para uma conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “É preciso que a população seja atendida todos os dias e não somente na data da celebração. Estamos com 100% de cobertura no município com as Estratégias da Saúde da Família. E temos que chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas”, disse o prefeito.

 

“Avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Conseguimos a integralidade de atendimento e criação de equipes de saúde da família para atender todos os bairros da cidade. E esses atendimentos estão resultando no aumento do encaminhamento para a prevenção de diversos tipos de doenças”, observou Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde.

 

Gustavo Figueiredo Carneiro, médico oncologista da rede municipal de saúde, afirmou que é preciso quebrar paradigmas, principalmente com a população masculina, já que diagnosticar precocemente o câncer de próstata pode resultar em até 95% de chances de cura. “O Instituto Nacional do Câncer prevê que, a cada sete homens, um vai desenvolver câncer de próstata. Por isso trabalhar com a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce resulta em ótimas chances de cura”, contou o especialista, destacando que a doença é silenciosa e, a partir dos 50 anos, o homem deve procurar as unidades de saúde para encaminhamento e realização de exames. “Descendentes de negros, índios, e com histórico familiar de câncer devem procurar as unidades de saúde a partir dos 40 anos. Para o restante da população, o Ministério da Saúde preconiza a idade de 50 anos para início dos exames”, frisou.