Na última segunda-feira, 23, foi divulgado, pela Secretaria Municipal de Saúde, o resultado do mais recente Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). Infelizmente, o percentual de imóveis de Montes Claros identificados com focos do mosquito foi alarmante, chegando a 15%, o que é bem acima dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde como aceitáveis.
Assim, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já intensificou suas ações de controle do vetor da dengue e de outras doenças que podem causar mortes, como zika, chikungunya e febre amarela. Estão sendo realizadas visitas educativas nos imóveis reincidentes e foram feitos, recentemente, mutirões de limpeza nas regiões da cidade consideradas críticas.
No dia 9 de fevereiro a Prefeitura vai realizar a sessão pública do processo licitatório que vai adquirir inseticida com o ingrediente ativo lambda-cialotrina. Serão adquiridos 1.500 frascos de 1 litro da substância utilizada na atividade de Aplicação Espacial a Ultra Baixo Volume (UBV), que é uma ação complementar do controle do Aedes e da interrupção da transmissão de doenças via vetor.
É sempre bom lembrar que apenas com a colaboração da população Montes Claros irá vencer a dengue, já que os focos do mosquito são encontrados predominantemente em imóveis residenciais.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025