"Um momento especial para mim e para a minha filha. É a primeira vez que eu venho a um jogo de 1ª Divisão, e logo na inauguração do Estádio, de algo que a minha cidade precisava muito para receber um número maior de pessoas, e ter mais visibilidade porque aqui quase todos gostam muito de futebol". O comentário é do engenheiro eletricista Victor Carvalho Silveira que, ao lado da filha Maria Victória, acompanhou nessa quarta-feira (14/01) a partida oficial de abertura do Estádio Municipal Juvêncio Augusto Soares, o "Juvenção".
North Esporte e Atlético Mineiro empataram em 1x1, pela 2ª rodada da Elite do Estadual. O atacante Gustavo Ermel, do North, marcou o 1º gol oficial do novo estádio. Segundo os dados oficiais da Federação Mineira de Futebol (FMF), o novo Estádio recebeu 3.888 torcedores, considerando todos os setores. A obra foi inaugurada oficialmente na segunda-feira (12/01), em solenidade oficial da Prefeitura de Montes Claros, com a presença de destaque de autoridades civis e militares, desportistas e a comunidade em geral.
Antes de a bola rolar, o prefeito Guilherme Guimarães participou de um momento especial no centro do gramado com a entrega simbólica do Estádio à comunidade. O músico e compositor Tino Gomes, nascido na cidade e convidado pelo North, entoou junto ao público o "hino" "Montesclareou", acompanhado com um show de fogos luminosos de baixo ruído.
"Esta é uma conquista muito especial com todo o empenho e dedicação que a população de Montes Claros merece", disse o prefeito em sua mensagem. Ele esteve ao lado dos secretários Juliana Peixoto (Esporte, Lazer e Juventude) e Vanderlino da Silveira (Infraestrutura e Planejamento Urbano), que representaram os cerca de 200 operários que atuaram na obra, assim como a presidente da Esurb, Maria Lúcia Pereira Ramos.
"EXCELENTE"
Opinião até de quem conduziu o espetáculo. O árbitro André Luiz Policarpo Bento fez um elogio às condições de trabalho no Estádio. "As condições de visibilidade estão excelentes (do sistema de iluminação) e não tivemos dificuldade alguma de trabalho", completou.
"Estávamos mais acostumados com estádios mais modestos, e que são mais antigos. A sensação é de maior conforto, visão de jogo, aqui é mais amplo, e o acesso é mais rápido, com mais espaço", avaliou o comerciante Tiago Fernandes (37). Antes do jogo, ele fez questão de ficar à beira do campo acompanhando o aquecimento dos atletas e observando detalhes do Estádio, acompanhado pelo filho Bernardo (13 anos).
Com um sentimento de realização e dever cumprido estava o eletricista Sérgio Adriano de Oliveira, que fez parte da equipe multiprofissional que a Prefeitura montou para a reforma e modernização do Estádio "Juvenção". Para dar dimensão do que foi a obra, ele lembra que foram instalados em torno de 5 mil metros de cabeamento, com variações de 2 a 180 milímetros de espessura. Ele compara com o próprio trabalho o que representa essa extensão de cabos: "olha só que curioso: na minha função era preciso estar em todas as partes do Estádio quase todos os dias. Fiz questão de medir a distância que andava: dava de 10 a 13 quilômetros por dia, e valeu cada esforço de nossa equipe".
Já a estoquista Jussara Silva (34) teve força de vontade para não comparecer ao jogo, e buscar um complemento de renda. Esteve ao lado de um casal de amigos para improvisar um ponto de venda de comidas e bebidas na garagem de uma das casas da Rua Zé do Pia, na lateral sul do Estádio. "É uma novidade para todos, e uma oportunidade para a gente. Futebol todo mundo gosta e entende: adultos, crianças, mulheres e idosos. Gostei da experiência porque teve público, as vendas foram satisfatórias e estava tudo bem controlado aqui do lado de fora".
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2026