Imagem de destaque JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS - Etapa municipal termina neste sábado

JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS - Etapa municipal termina neste sábado

10/03/2022 - 10:37
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são uma ferramenta pedagógica importante que valoriza a prática esportiva no ambiente escolar e a construção da cidadania dos jovens mineiros. A iniciativa utiliza o esporte como instrumento de educação global, aumentando o vínculo do aluno com a escola e contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Assim, após dois anos interrompidos em virtude da pandemia de COVID-19, os JEMG voltaram a ser realizados, este ano, de forma presencial. Os estudantes foram divididos por sexo e faixa etária (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos) e estão sendo realizadas competições das seguintes modalidades: basquete, handebol, futsal, vôlei e xadrez.

Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Juventude, a etapa municipal de Montes Claros teve início no dia 7 de março, e segue até o próximo sábado, 12, envolvendo cerca de 300 estudantes de escolas públicas e particulares. As competições acontecem nas instalações da Praça de Esportes e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

É interessante destacar que a etapa municipal classifica as melhores equipes para a fase microrregional, que terá a presença de esportistas de mais 29 municípios do Norte de Minas e será classificatória para a etapa regional.