A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Corpo de Bombeiros, está intensificando a fiscalização em lotes vagos durante a chegada do período de estiagem. A Operação Alerta Verde é realizada todos os anos no mês de abril para combater a propagação de incêndios pela cidade.
Os dados do Corpo de Bombeiros acendem o alerta para esta prática criminosa em Montes Claros. De 2015 a 2023, a corporação contabiliza 53.869 ocorrências que dizem respeito a incêndios em lotes vagos. Isso representa 44% do total das ocorrências no período de estiagem.
Por isso, os Bombeiros, em parceria com a Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Serviços Urbanos, estão adotando medidas preventivas com o intuito de analisar os potenciais locais de risco, alertando a população quanto à importância da limpeza e do cuidado desses locais suscetíveis a incêndios.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, Vinicius Versiani, “estamos intensificando a fiscalização nesse período, como fazemos todos os anos. É necessário conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios, que podem se espalhar facilmente”.
Sempre é importante ressaltar que colocar fogo em resíduos ao ar livre é crime ambiental. Além disso, Montes Claros conta com o Decreto Municipal nº 2.568, regulamentador da Lei 3.754/07, que prevê em seu artigo 30: “É proibida a queima ao ar livre de resíduos sólidos, líquidos ou de qualquer outro material combustível que cause degradação da qualidade ambiental, exceto mediante anuência prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025