Imagem de destaque Alertas de Desastres  - Montes Claros ganha sistema de monitoramento das chuvas

Alertas de Desastres - Montes Claros ganha sistema de monitoramento das chuvas

09/08/2018 - 10:02
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Divulgação

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres) instalou recentemente, em Montes Claros, quatro estações pluviométricas automáticas. O objetivo das estações é registrar o volume e a distribuição da chuva ao longo do ano, possibilitando a emissão de alertas de desastres naturais, como enchentes, contribuindo assim para reduzir danos materiais e evitar mortes. Três das estações estão instaladas na zona rural, nas comunidades de São Pedro da Garça, Claraval e Ermidinha, e uma na área urbana, no Conjunto José Correia Machado.


Segundo Eduardo Marques, coordenador da Defesa Civil Municipal, o projeto também é de extrema importância para o planejamento de atividades agrícolas, como plantio, colheita, aplicação de defensivos, adubação e irrigação, uma vez que, através das estações, é possível fazer uma análise mais completa das regiões que sofrem em decorrência da falta de chuva.


As informações pluviométricas levantadas pelas estações estão disponíveis para todos os cidadãos no site www.cemaden.gov.br.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000