Na manhã desta quinta-feira, 26, aconteceu uma simulação de um acidente de trânsito no hipercentro de Montes Claros. A iniciativa faz parte da Campanha Maio Amarelo e tinha como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre o alto número de acidentes de trânsito que ocorrem em Montes Claros e no Norte de Minas.
Em frente ao Shopping Popular Mário Ribeiro, havia um veículo que teria se envolvido em um acidente deixando o condutor e os dois passageiros, um deles uma criança, feridos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros utilizando equipamentos para desencarcerar as vítimas liberou os feridos do automóvel, enquanto policias militares e agentes da Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) davam apoio controlando o trânsito.
Após a liberação dos passageiros do veículo, a simulação teve continuidade com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que socorreu os feridos imobilizando-os, ministrando medicação, sendo que um deles teve que ser intubado no local, e colocando-os em ambulâncias para a condução à unidade hospitalar. Tudo como acontece em uma ocorrência real.
O funcionário público Jadir José Rodrigues Magalhães, 62 anos, chegou antes do início da simulação e aguardava ansiosamente na Praça Dr. Carlos. Segundo o servidor, iniciativas como essa são muito importantes: “Em Montes Claros, você tem que dirigir para você, para os motociclistas, para os pedestres….”, afirmou depois de destacar o alto número de automóveis e motocicletas que transitam pela cidade.
Outra espectadora da simulação, a estudante do curso técnico em enfermagem, Amanda Katerine Barbosa, 21, tem uma motocicleta elétrica, a qual não requer habilitação, a poucos meses e alega que nunca se envolveu em acidentes de trânsito nem como condutora, passageira ou pedestre. “Estava passando e a simulação chamou minha atenção”, disse a jovem que pretende obter a habilitação para dirigir automóveis e motocicletas também.
Adilson Oliveira Gomes tem 58 anos, 23 deles atuando como mototaxista. Por incrível que pareça, pois os profissionais do volante, ou do guidão, passam mais horas dirigindo que profissionais de outros ofícios, nunca se envolveu em um acidente, mas conhece diversas pessoas que já foram vítimas de acidentes, até mesmo fatais. “Dois colegas morreram em acidentes”, lamentou o homem que pode ser encontrado diariamente no ponto ao lado do Shopping Popular justamente sobre o que a Campanha Maio Amarelo pretende combater.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025