A Prefeitura de Montes Claros, através da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes – MCTrans, realizou na tarde desta quinta-feira, 7, blitz de conscientização sobre os riscos de falar ao celular enquanto se dirige. A movimentação foi realizada no cruzamento das avenidas Deputado Esteves Rodrigues e Mestra Fininha.
A blitz foi motivada pelo crescimento do número de infrações desse tipo na cidade. Classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por uso de celular ao volante pesa no bolso. São R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Somente nos dois primeiros meses deste ano, a empresa responsável pelo trânsito em Montes Claros registrou pouco mais de 1.500 notificações, contra 944 no mesmo período do ano anterior. O aumento representa um crescimento de 37%.
Segundo José Wilson Guimarães, presidente da MCTrans, é preciso que o condutor tenha a consciência do quanto é perigosa essa prática no trânsito. “Mais importante que a multa, é a vida das pessoas. Nesse sentido, os condutores têm que ter a consciência de que quem tecla no celular e dirige não vê o risco que está correndo. Dois segundos podem fazer a diferença no trânsito”, enfatiza.
Ainda segundo o presidente da MCTrans, entre os anos de 2016 e 2017 falar ao celular era o quarto colocado no número de notificações. Hoje, esse tipo de infração é a segunda mais registrada na cidade. "É preciso maior conscientização. Nenhuma ligação ou mensagem é mais importante do que você arriscar a sua vida e a de outros no trânsito", destaca.
Gravíssima – A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira. O acúmulo de 20 pontos ou mais, em um período de até 12 meses, implica na suspensão da CNH. Mesmo com o carro parado no semáforo ou no engarrafamento, o manuseio de aparelhos eletrônicos continua sendo infração passível de multa. Até 2016, o uso de celular ao volante era uma infração média. O crescente número de acidentes fez com que uma alteração no CTB a transformasse em infração gravíssima. Mesmo com maior rigor, os números sugerem que a prática segue ocorrendo.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025