Imagem de destaque Semana Nacional do Trânsito  - Prefeitura promove ações por um trânsito mais humano

Semana Nacional do Trânsito - Prefeitura promove ações por um trânsito mais humano

18/09/2018 - 16:27
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: ASCOM | Fotos: Fábio Marçal

Entre os dias 18 e 25 se setembro comemora-se a Semana Nacional do Trânsito. Para celebrar a data, a Prefeitura de Montes Claros, através da MCtrans, está promovendo diversas atividades com a finalidade de conscientizar a população quanto aos valores primordiais do trânsito, para o estabelecimento de um clima harmonioso e mais humano.

A abertura oficial da Semana aconteceu nesta terça-feira, 18, na Praça Doutor Carlos, um dos pontos de maior movimento na cidade. Participaram da solenidade representantes da MCTrans, Exército, Sest, Sesc, SAMU, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Sindicato do Transporte Rodoviário, Guarda Municipal e auto escolas. A Banda da Polícia Militar também esteve presente, fazendo a trilha sonora do evento. Após a abertura, foram realizadas panfletagens no entorno da praça.

"Quem faz o trânsito somos todos nós, pedestres, ciclistas e condutores", explicou o presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães. Ele afirmou que a nova postura da MCTrans, de priorizar a educação ao invés da punição, já está rendendo resultados: "temos percebido a diminuição no número de acidentes e o aumento na gentileza no trânsito, mesmo com a redução em 50% no número de multas. Não é multando que se educa".

Durante toda a semana, blitzen educativas serão feitas nas mais importantes ruas e avenidas da cidade. Estão programadas também ações educativas voltadas aos alunos das escolas do município. Durante essas ações serão abordados, entre outros assuntos, os riscos que as pipas preparadas com cerol e linha chilena representam para o trânsito da cidade.