O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, abriu oficialmente a Semana da Pátria na manhã desta segunda-feira, dia 1º de setembro. A solenidade aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura de Montes Claros, situado na Avenida Cula Mangabeira, 211, Vila Guilhermina, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes da comunidade e de alunos da rede municipal de ensino.
A tocha cívica, usada para acender a pira, saiu do Parque Municipal Milton Prates e percorreu diversas ruas da cidade até a sede do Executivo Municipal. A pira ficará acessa até o próximo Domingo, 7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil, quando será realizado o tradicional desfile cívico-militar, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues.
No decorrer da Semana da Pátria serão realizadas diversas ações nas escolas municipais, com o objetivo de conscientizar crianças e jovens para a importância da
data. As comemorações buscam resgatar o espírito cívico, fortalecer os valores de cidadania e incentivar o sentimento de pertencimento à nação brasileira.
A cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Montes Claros foi acompanhada pelo som do Hino Nacional, interpretado pela banda de
música da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais. "Este é um momento único em que renovamos nossos valores: responsabilidade cívica, respeito à nossa história e esperança em um futuro melhor para todos. O tema das comemorações, "Uma Cidade Inteligente e Inclusiva", nos convida a refletir sobre o Brasil que queremos construir a partir desta nova realidade. Uma cidade inteligente é aquela que usa conhecimento, tecnologia e inovação para melhorar a vida das pessoas, mas ela só é verdadeiramente inteligente quando também é inclusiva, quando coloca cada cidadão no centro de suas atividades, sem deixar ninguém para trás", comentou Charles Gutemberg Alencar Soares, secretário municipal de Educação de Montes Claros.
“Ao celebrar o hasteamento da bandeira e o acendimento da tocha olímpica, revivemos todos os valores que nossa sociedade preza – o patriotismo, que é o
sentimento de amor à pátria e um compromisso com o seu progresso e bem-estar”, disse o secretário de Segurança Integrada, Járson Sebástian Hansen Ferreira.
Para o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, "celebrar o Dia da Independência do Brasil é valorizar a nossa história e fortalecer o patriotismo.
Esta semana, em que comemoramos a Semana da Independência, é a mais importante do país, por isso devemos celebrar sempre, para buscar resgatar o espírito cívico, fortalecer os valores da cidadania e incentivar o sentimento de pertencimento à nação brasileira. Além de buscar verdadeiramente o que desejamos: a harmonia. Embora saibamos que existe uma enorme diversidade e interesses divergentes, é importante reconhecer a convergência. É na convergência que evoluímos e crescemos, sabendo que somos fortes apenas porque temos uma pátria forte. E um sol brilhante que nos dá energia".
História
A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal, que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da Independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha Dom Pedro I como imperador.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025