A Prefeitura informa que houve uma mudança no local da audiência pública que será realizada no dia 5 de fevereiro, como parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Ao invés da reunião das 19 horas ocorrer no salão da Igreja dos Santos Reis, ela será realizada na Escola Estadual Irmã Beata. Confira a programação atualizada em anexo.
O Plano Municipal constitui-se em um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Trata-se de um instrumento de planejamento estratégico para os municípios, composto por diretrizes, estratégias e metas para o manejo ambiental, econômico e socialmente adequado dos resíduos gerados em seu território, elaborado para um horizonte de 20 anos e com revisões a cada 4 anos.
A Empia (Empresa de Projetos Industriais e Ambientais Ltda), vencedora da licitação realizada pelo Município, será a responsável pela elaboração do Plano. Nestas primeiras audiências, a Empia fará uma breve apresentação da etapa de diagnóstico e, também, esclarecer dúvidas e coletar críticas e sugestões que poderão ser incorporadas ao Plano.
Montes Claros gera hoje, em média, 6.800 toneladas por mês de resíduos sólidos, e a estimativa é que 30% desse montante poderia ser reciclado. A Prefeitura espera conseguir, através do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, difundir a cultura de reciclagem na cidade, preservando o meio ambiente, gerando emprego e renda, dando continuidade aos trabalhos já implantados, no que diz respeito à reciclagem do lixo.
Não deixe de participar. Convide seus amigos, vizinhos e familiares e ajude a construir uma política efetiva e participativa para a gestão de resíduos da sua cidade.
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