Imagem de destaque Nova Lei de Resíduos Sólidos de Montes Claros  -  Mais de 2.500 proprietários de terrenos com acúmulo de lixo e entulho já foram notificados

Nova Lei de Resíduos Sólidos de Montes Claros - Mais de 2.500 proprietários de terrenos com acúmulo de lixo e entulho já foram notificados

15/08/2019 - 16:18
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Serviços Urbanos, notificou, neste ano, mais de 2.500 proprietários de lotes e terrenos vagos com acúmulo de lixo, entulho e mato alto. Mais de 300 notificações são enviadas mensalmente para donos de terrenos. Grande parte delas só foi possível graças à contribuição da população, que está denunciando via telefone e de um aplicativo gratuito disponibilizado no PlayStore para celulares e tablets com software Android.

Com a implantação da nova Lei de Resíduos Sólidos do Município, proprietários de terrenos com mato ou acúmulo de lixo e entulho podem ser multados em até R$ 1.479, caso não providenciem a limpeza dos lotes. E, caso insistam em não providenciar a limpeza, mesmo após a multa, a Prefeitura realiza a limpeza do terreno e cobra do dono do lote, através da Dívida Ativa.

O secretário de Serviços Urbanos, Vinícius Versiani, destaca que "a população tem contribuído significativamente com denúncias. O setor encaminha um fiscal ao local para verificar se a propriedade é pública ou particular. Se for pública, o município vai providenciar a limpeza. Caso seja particular, o proprietário será notificado para providenciá-la”.

Ele enfatiza ainda que o município possui coleta de lixo regular e pede aos moradores que disponibilizem o lixo no horário correto e que não contratem carroceiros ou prestadores de serviços que  joguem entulhos em lotes vagos ou nas ruas da cidade.

O secretário informa também que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 2211-4230, ou através do aplicativo gratuito "Serviços Urbanos Montes Claros", disponível no PlayStore.