O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, participou, na manhã desta terça-feira (10), no auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros, do Café Sindical, encontro que debateu a inclusão de minorias étnicas no mercado de trabalho, promovido pelo Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais (MGG) e pelos sindicatos do Comércio e dos Comerciários de Montes Claros.
O Café Sindical surge como um espaço democrático de diálogo e construção coletiva, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, sindicatos, entidades de classe e trabalhadores(as) para debater os rumos do movimento sindical em Minas Gerais e a promoção de um mercado de trabalho mais inclusivo e igualitário, além de discutir o papel das instituições públicas e privadas na promoção da equidade no acesso ao emprego e à renda.
O procurador do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, Geraldo Emediato, foi um dos palestrantes, com o tema “Incentivo, Capacitação e Inclusão de Trabalhadores(as) pertencentes às Minorias Étnicas no Mercado de Trabalho”. Ele discorreu sobre os desafios enfrentados pela população historicamente marginalizada, como pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.
O evento também contou com a presença do superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, que apresentou o panorama das políticas públicas e das ações do MTE voltadas à organização sindical, promovendo um diálogo sobre perspectivas e desafios. A Comissão de Direito Sindical da OAB Montes Claros também participou das discussões, reforçando a importância da atuação jurídica na defesa dos direitos trabalhistas.
Conforme o presidente do Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais, José Cândido de Souza Filho, Candinho, o MGG é uma organização da sociedade civil que trabalha de forma voluntária há 20 anos em favor da população LGBTQIAPN+ e, nos últimos anos, com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, a população LGBTQIAPN+ conquistou avanços extraordinários, como a implantação do Ambulatório Trans e a realização da 1ª Conferencia de Direitos de Pessoas LGBTQIAPN+.
“Esse momento em que discutimos a possibilidade de inserção do público LBTQUIAPN+ no mercado de trabalho é um marco para o nosso município, já que, segundo dados da UFMG, mais de 90% das pessoas trans estão na prostituição por falta de oportunidade no mercado formal de trabalho”, concluiu Candinho.
Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros, Osanan Gonçalves dos Santos, a inclusão étnica no mercado de trabalho é fundamental para garantir que todos os trabalhadores, independentemente de sua etnia, tenham seus direitos e interesses representados. “A promoção da diversidade e da inclusão é essencial para combater o racismo estrutural e criar um espaço mais justo e igualitário para todos”, disse.
“É de suma importância contratar minorias, porque além de promover a diversidade e a inclusão nas empresas, traz benefícios para a organização e uma imagem positiva para a sociedade. Por isso, estamos participando desta ação com as demais secretarias da Prefeitura e com os sindicatos profissional e econômico do comércio, bem como o MGG, para estimular a contratação das minorias, especialmente do público LGBTQIAPN+, no comércio de Montes Claros”, comentou o secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade.
O prefeito Guilherme Guimarães afirmou que Montes Claros é a favor da inclusão e repudia qualquer ato de preconceito. “Estamos trabalhando para fazer uma cidade cada vez mais inclusiva. Por isso, a Prefeitura de Montes Claros apoia todas as ações para evitar qualquer tipo de discriminação, extirpando de vez o preconceito, que é uma coisa abominável”, finalizou.

Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025