O efeito multiplicador da solidariedade. Na tarde dessa terça-feira (16/12), crianças e jovens que são assistidas em atividades esportivas desenvolvidas no Ginásio João Bosco Martins de Abreu, no Bairro Alto São João, foram os primeiros a receber parte dos donativos arrecadados no II Jogo da Solidariedade. Na ação coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, cerca de 100 brinquedos foram entregues aos meninos e meninas que integram quatro projetos com aulas semanais no local.
O II Jogo da Solidariedade, realização da Prefeitura de Montes Claros, foi disputado no domingo (14/12), no Estádio José Maria Melo (Campo do Cassimiro), com a participação de atletas e ex-atletas profissionais e amadores nos times Azul União e Amarelo Esperança. O placar terminou em 5x5, mas com a vitória do voluntariado e do espírito de ajuda ao próximo com a doação de centenas de brinquedos e alimentos.
Breno Lopes, ex-lateral esquerdo do Fluminense, Cruzeiro, Red Bull e Ponte Preta, foi um dos escalados no II Jogo da Solidariedade, e aceitou outro convite: o de ser "padrinho" na entrega dos donativos ao lado do ex-goleiro Everaldo Cardoso, colaborador da Secretaria de Esporte.
No seu depoimento, Breno explicou às crianças que a sua origem no esporte foi também em um projeto social em Itacarambi (Norte de Minas), sua cidade natal. Entre fotos e autógrafos, deixou a sua mensagem para que todos tenham disciplina com os pais, técnicos e professores, dedicação aos estudos e persistência. "Nunca imaginei que um dia pudesse realizar um sonho e jogar ao lado de Ronaldinho Gaúcho, como fiz no Fluminense. Mas para isso eu me dediquei muito, e é isto que eu indico para todos vocês".
CRITÉRIO
O repasse dos donativos tem como critério o aspecto social de iniciativas já reconhecidas pela Secretaria de Esporte e pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Após fazer parte do complexo da Escola Técnica, há pouco mais de um ano o Ginásio João Bosco Martins de Abreu é administrado pela Prefeitura de Montes Claros, e cedido todos os dias da semana para o desenvolvimento de atividades socioesportivas para os meninos e meninas de famílias ainda em situação de vulnerabilidade social.
Dentre os projetos funciona ali um núcleo do "Badminton MOC", que conta com 40 alunos de oito a 15 anos. O professor é Cláudio Marques, instrutor voluntário ao lado do filho João Pedro, atleta da seleção brasileira juvenil e que acaba de ser campeão sul-americano por equipes no Sul-Americano da Colômbia. Os dois fizeram questão de acompanhar a entrega dos donativos.
"Realizamos as aulas com duas horas de duração às quintas e sábados. São crianças que realmente precisam de uma atenção maior, além da técnica e das coisas materiais. E elas são muito aplicadas e querem mesmo aprender. É contagiante", disse Cláudio.
Outros dois projetos são voltados ao futsal: "Meninos do Cristo" e o "Segunda Chance/Força Jovem", ambos com turmas no masculino e no feminino. São dois dias de aulas na semana, contemplando, juntos, em torno de 140 crianças de 5 a 17 anos. O pequeno João Miguel é aluno do "Segunda Chance", e levou para casa uma bola nova, que fez questão de autografar com o lateral Breno e o goleiro Everaldo. "Quero ser jogador quando crescer, mas eu sei que preciso estudar e obedecer a minha mãe".
O vôlei é outra modalidade desenvolvida no Ginásio, por meio do projeto "MOC de Esporte", em parceria com a AEESB, mesma associação mantenedora do Montes Claros Vôlei. O professor Rafael conta com 60 alunos de oito a 14 anos distribuídos em turmas com aulas de segunda à sexta-feira. "Trabalhamos além do esporte: cidadania, respeito, disciplina, comprometimento e tudo mais o que faz diferença na formação das crianças e jovens", disse.
Além dos projetos desenvolvidos no Ginásio João Bosco, uma parte dos donativos arrecadados foi entregue ainda durante o II Jogo da Solidariedade, com kits esportivos para os projetos do Diamante, Boca Júnior Futsal, Segunda Chance e Castelinho. Os demais beneficiados com brinquedos e alimentos doados pelo público serão definidos em conjunto pelas secretarias de Esporte e de Desenvolvimento Social.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025