Imagem de destaque Campanha nacional de vacinação contra a gripe -  Montes Claros já vacinou mais de 43 mil pessoas

Campanha nacional de vacinação contra a gripe - Montes Claros já vacinou mais de 43 mil pessoas

06/05/2019 - 12:13
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros realizou neste sábado, 6, o "Dia D" da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Ao menos 10 mil pessoas foram vacinadas no sábado. No total, o Município vacinou cerca de 43 mil pessoas.  

As unidades começaram atender às 8 horas mas, por volta das 7, diversas pessoas já aguardavam em diversas unidades de saúde para serem vacinadas. A ação teve como público-alvo pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (mães recentes, até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica, Montes Claros espera vacinar cerca de 100 mil pessoas e, para atender essa demanda, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou ao menos 260 profissionais para atuar na Campanha.

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência, são mais vulneráveis aos vírus. Em Minas, já foram confirmados 18 (dezoito) casos de influenza neste ano.

Por volta das sete horas da manhã, Manoel Silva Guerra, 62 anos, já esperava na porta do posto de saúde do bairro Santos Reis para ser vacinado. “Acordei cedo e fiquei esperando. É importante ser vacinado por que a prevenção é o melhor caminho”, disse.