Imagem de destaque Ecocrédito -  Prefeitura recompensa financeiramente produtores rurais que protegem a natureza

Ecocrédito - Prefeitura recompensa financeiramente produtores rurais que protegem a natureza

07/06/2018 - 10:43 | atualizado em 08/06/2018 - 09:56
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Diogo Pedro

Foi realizada, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), uma reunião com mais de 70 presidentes de associações de moradores da zona rural do município, para discutir e incentivar o Ecocrédito, que tem o objetivo de incentivar os produtores rurais do município de Montes Claros a delimitar dentro de suas propriedades áreas de preservação ambiental destinadas à conservação da biodiversidade.


Atualmente, o Ecocrédito dá, para cada hectare preservado, um bônus de R$ 166,15 por ano. O produtor que adere ao programa é recompensado por conservar nascentes e áreas de preservação permanente. As cédulas podem ser usadas como moeda para compras em qualquer loja - de adubo ou defensivos, por exemplo.


Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Montes Claros – CMDRS, Adenilson Leite dos Santos, a participação maciça dos dirigentes das associações rurais mostrou o interesse dos pequenos produtores rurais com a ampliação do Ecocrédito. “Mais de 70 presidentes de Associações participaram desta reunião e saíram convencidos da importância do Ecocrédito para proteção do nosso meio ambiente, além de remunerar quem proteger nossas florestas e nascentes”, disse Santos.


“Por determinação do prefeito Humberto Souto, estamos ampliando o Ecocrédito com o objetivo de premiar e incentivar produtores rurais para recuperar áreas de relevante interesse ambiental, pois eles são os nossos maiores aliados na preservação dos recursos naturais, para proteger nossas nascentes e melhorar as condições ambientais tanto da fauna como da flora”, explicou Paulo Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


Para o prefeito Humberto Souto, essa lei é um avanço para Montes Claros. “O Ecocrédito ajudará a cidade a enfrentar os impactos causados pela seca, e é por isso que a Prefeitura acredita neste importante programa na preservação ambiental, que gera receita para produtores rurais do município que cuidam de matas e nascentes e adotam práticas conservacionistas de agricultura. E mais, além do bônus, o município ainda disponibilizará arames para o cercamento das nascentes, beneficiando o produtor, o município e o meio ambiente”, comentou o prefeito na ocasião da majoração do Ecocrédito.


ECOCRÉDITO


Criado em Montes Claros através da Lei Municipal nº 3.545, o programa Ecocrédito tornou-se referencial nacional. O produtor que aderir ao programa é recompensado por conservar nascentes e áreas de preservação permanente. A compensação é feita com a entrega de cédulas específicas produzidas pela SEMMA e descontadas no pagamento de tributos municipais - IPTU e ISS. Compete ao comerciante usá-las quando do pagamento de impostos à Prefeitura.