Desde a última quinta-feira, 8, as 31 escolas municipais participantes do “Programa Educação pela Cultura", promovido pelo Instituto Alpargatas (IA) em parceria com a Prefeitura, realizam solenidades em culminância ao “Projeto Índio-descendente”, que visa valorizar a cultura índigena e suas contribuições para a formação cultural do povo brasileiro. Os eventos vão até o dia 14 de novembro, com apresentações musicais, danças, teatros, brincadeiras, contação de lendas e pesquisas, sempre com o tema "O índio e sua cultura". Estão participando 16 unidades urbanas e 15 rurais.
“Aprofundar no conhecimento das nossas raízes foi muito proveitoso e prazeroso. Pensamos que conhecemos os hábitos e costumes indígenas, mas no desenvolvimento deste projeto percebemos o quanto precisamos nos aproximar desta cultura tão rica e cheia de significados, com a qual devemos aprender muito”, destaca a diretora da Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, Geralda Oliveira Silva.
Para o diretor da Escola Municipal Profª. Neide Melo Franco, Antônio Maia Souto, esta foi mais uma “importante oportunidade de aprendizado, onde todos puderam conhecer a história do Índio no Brasil. É muito importante trabalhar este tema, a cultura indígena, para o crescimento do aluno. Um trabalho muito bem desenvolvido e com a participação de todos da nossa escola. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por tudo que foi desenvolvido aqui, dentro deste projeto".
Educação pela Cultura
O Programa Educação pela Cultura, que visa promover, em parceria com as prefeituras, uma educação de qualidade por meio de conteúdos e vivências escolares, é trabalhado desde o primeiro semestre, que teve como tema "A Cultura Afrodescendente".
“Esse programa é uma valorização da cultura popular brasileira, é um resgate da formação do povo brasileiro, através das nossas matrizes africanas e indígenas. Esse momento de culminância vem pra fazer o fechamento do desenvolvimento desse projeto, para que eles (alunos) tenham o entendimento do que foi essa vivência da cultura índio-descendente.”, explica a representante do IA e uma das coordenadoras do projeto na cidade, Helen Mariana Santos.
Ainda segundo a coordenadora, as apresentações têm mostrado que o objetivo do projeto foi atingido. “As escolas têm apresentados projetos incríveis. Podemos perceber que eles entenderam a mensagem, porque a nossa ideia é tirar o índio do livro e fazê-lo ganhar vida, com suas tradições, culinária, danças, tudo que o índio representa pra gente”, completa Helen.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025