Imagem de destaque Gestão ambiental da Prefeitura é reconhecida com o Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas

Gestão ambiental da Prefeitura é reconhecida com o Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas

16/08/2019 - 15:23
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

Por causa da eficiência, agilidade e boa qualidade dos projetos, programas e ações ambientais, além das políticas públicas e dos investimentos, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, foi indicado pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA, para receber o Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, na categoria Ambientalista, que anualmente homenageia empresas e pessoas que se destacam na promoção de ações voltadas para a conscientização ambiental, nas categorias: Ambientalista, Produtor Rural, Educacional, Indústria, Órgão Público, Comercial, Terceiro Setor e Imprensa.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros e presidente do CODEMA, Paulo Ribeiro, Montes Claros vem tendo um cuidado especial com as pessoas e com o meio ambiente, graças ao trabalho sério da Administração, que não vem medindo esforços para possibilitar que a população viva em um ambiente mais saudável. “O nome do prefeito Humberto Souto foi indicado por ambientalistas e aprovado, por unanimidade, pelos membros do CODEMA, por causa de suas ações em prol do Meio Ambiente”, explicou Ribeiro. Ele conta que, recentemente, a Prefeitura se tornou responsável pelo licenciamento ambiental de várias atividades de impacto local. “Mais de 200 tipos de empreendimentos, como pequenas fundições e fábricas, postos de gasolina, entre outros, estão sendo licenciados diretamente pela Prefeitura de Montes Claros, sem a necessidade de serem analisados pelo Estado”, concluiu o presidente. Os homenageados receberão troféus em formato de formiga, esculpidos pelo artista plástico Gu Ferreira.

Homenageados - Além do prefeito Humberto Souto, que receberá o prêmio Ambientalista, os outros nomes contemplados foram: João Simael Ferreira da Silva (Produtor Rural); Departamento de Biologia da Unimontes (Educação); 3 CAFFI - Café Três Corações (Indústria); Albatroz/Cerâmica Montezuma (Comércio); Instituto Estadual de Floresta - IEF (Órgão Público); Associação Amor de Vida (Terceiro Setor) e Maria Cecília Oliveira Souza- InterTV (Imprensa).
 
Ivo das Chagas - O professor Ivo das Chagas foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre a geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa e organização do espaço. Por isso, ele era chamado no Norte de Minas de “Pai do Cerrado”, porque sempre o defendeu ardorosamente.