Imagem de destaque Grande público prestigia abertura das Festas de Agosto 2018

Grande público prestigia abertura das Festas de Agosto 2018

16/08/2018 - 11:31
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: ASCOM

Um grande público compareceu à Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz) na noite desta quarta-feira, 15, para participar da abertura oficial das Festas de Agosto e do Festival Folclórico de Montes Claros. A solenidade de abertura aconteceu na escadaria do Centro Cultural Hermes de Paula e contou com a presença de diversas autoridades municipais e também de importantes representantes da cultura e das tradições norte-mineiras, como a escritora Amelina Chaves.


“Hoje a Prefeitura abre as Festas de Agosto 2108, em sua edição 179, e o 40º Festival Folclórico de Montes Claros, dentro da proposta que vem desde o ano passado, de devolver as Festas à sua tradicionalidade, seu contexto original, sua matriz africana, sua referência do tambor. [A festa] foi planejada especialmente para que a população venha, sabendo que vai encontrar aqui toda a segurança e conforto”, destacou o secretário municipal de Cultura de Montes Claros, João Rodrigues.


Em sua fala, o prefeito Humberto Souto afirmou que a Prefeitura tem investido e vai investir ainda mais em diversas obras por toda a cidade, com o objetivo de trazer melhorias para a população nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura. Mas lembrou que, além de realizar obras, é importante que a Administração Municipal também promova ações culturais como as Festas de Agosto, que ocupam um papel fundamental na própria identidade montes-clarense: “cabe ao poder público trazer para a sociedade momentos de alegria, construir esses momentos de encontro. Além disso, é preciso buscar nossas raízes e tradições. Vamos reconstruir Montes Claros, inclusive na cultura e nas tradições”.


CIRCUITO CULTURAL – Uma grande infraestrutura foi montada na Praça da Matriz para receber os festejos de agosto. Apresentações musicais diversas estão acontecendo em dois espaços distintos (palco e arena), e um convidativo circuito gastronômico foi montado no entorno da praça, com diversas barraquinhas de comidas típicas. Durante os dias das Festas o Centro Cultural recebe a exposição “Banzé 50 Anos”, que também teve sua abertura oficial na noite desta quarta.