A Prefeitura de Montes Claros realizou nesse sábado, 24, a limpeza das duas grandes torres que compõem o projeto arquitetônico do seu prédio. Na prática, essas torres são duas grandes caixas d'água com capacidade para 25 mil litros cada, ou seja, 50 mil litros no total. A partir de agora haverá um registro para controle das limpezas regulares dos referidos depósitos de água, que atendem o consumo interno da prefeitura e ainda funcionam como importantes hidrantes para o Corpo de Bombeiros em caso de incêndios na região central e bairros adjacentes. A atual Administração Municipal não encontrou registros de limpezas desses locais desde a inauguração do prédio.
Para evitar desperdícios de água na limpeza, a Prefeitura montou um esquema envolvendo a Copasa e as secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão e Serviços Urbanos. Além de ter fechado o registro com dias de antecedência para baixar o nível de depósito, a operação incluiu o recolhimento da água ali existente em caminhões-pipa e a posterior reposição da reserva pela Copasa, em troca da água que foi levada para a estação de tratamento e distribuição do bairro Morrinhos. O trabalho envolveu cerca de 20 pessoas e durou quase 12 horas.
"A limpeza das torres de água atendem recomendação técnica com objetivo de garantir a qualidade da água aos consumidores", informou a gerente de manutenção e serviços gerais da Prefeitura, Roberta Alcântara.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025