A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, o Conselho Regional de Enfermagem e universidades da cidade, está realizando desde a última segunda-feira, 14, uma série de eventos como parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial.
A culminância do projeto se deu nessa sexta-feira, 18, na frente do prédio da Prefeitura. Diversos acadêmicos e profissionais estiveram presentes para participar de uma passeata até a Praça Doutor Carlos Versiani, acompanhados da Fanfarra da Escola Estadual Dulce Sarmento.
O objetivo do desfile foi chamar a atenção da sociedade para os direitos dos pacientes portadores de doenças mentais.
A LUTA ANTIMANICOMIAL
No final da década de 1970, vários movimentos ligados à saúde denunciaram abusos em instituições psiquiátricas, além da precarização das condições de trabalho nesses locais. Desde então, surgiram movimentos de trabalhadores da saúde mental que mostraram a necessidade e importância de uma reforma psiquiátrica no país.
Em 18 de Maio em 1987, foi realizado um encontro de grupos que eram favoráveis às políticas antimanicomiais. Daí surgiu a proposta de reformar o sistema psiquiátrico nacional. Pela relevância dessa solenidade, a data de 18 de maio tornou-se o dia de Luta Antimanicomial.
O Movimento de Luta Antimanicomial consiste em um diálogo de conscientização com as instituições legais e com os cidadãos ao alegar que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025