Imagem de destaque Maioria aprovou e vai repetir a dose em 2019 - Prefeitura divulga pesquisa sobre o Carnaval 2018

Maioria aprovou e vai repetir a dose em 2019 - Prefeitura divulga pesquisa sobre o Carnaval 2018

02/04/2018 - 17:34
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Silvana Mameluque


A Prefeitura de Montes Claros realizou uma pesquisa para saber o que os foliões acharam do Carnaval 2018, que contou com um formato inovador, mais democrático e popular (com desfiles de blocos de rua acontecendo em oito pontos diferentes da cidade, durante quatro dias), e atraiu cerca de 50 mil pessoas.

A pesquisa foi realizada com 286 foliões que festejaram na Praça dos Jatobás e nos bairros Major Prates, São Luiz e Todos os Santos, e teve o objetivo de avaliar a aprovação da festa, além de receber sugestões de melhorias.

Listamos abaixo, de forma resumida, os dados mais importantes levantados pela pesquisa:

PERFIL DOS FOLIÕES

CIDADE DE ORIGEM - A grande maioria dos entrevistados (79%) são de Montes Claros, enquanto que 15% vieram de outas cidades (6% não declararam sua origem). Dos foliões que visitaram a cidade vindos de outros municípios, mais da metade se hospedou na casa de amigos ou parentes, e cerca de 10% optaram por ficar em hotéis ou pousadas (34% não responderam). Dos foliões-turistas, 16% disseram que iriam ficar mais de cinco dias na cidade, enquanto 22% afirmaram que iriam ficar entre 1 e 5 dias (os outros não responderam).

FAIXA ETÁRIA - Com relação à faixa etária, a maioria dos festeiros entrevistados tinha idade entre 18 e 25 anos (51,7%). Em segundo lugar, veio a população entre 25 e 35 anos, representando 18,5% do total. Os dados mostram, claramente, que o público mais jovem foi o mais atraído para a festa.

ESTADO CIVIL – A pesquisa mostrou que o Carnaval 2018 teve uma participação maciça de solteiros, com 70% dos entrevistados se declarando livres de compromisso, enquanto 21% eram casados ou estavam em uniões estáveis (9% não responderam).

OCUPAÇÃO – Com relação à ocupação dos entrevistados, destacam-se os estudantes, que foram 31% do total.

ESCOLARIDADE – O destaque foram aqueles com ensino superior incompleto, 36% do total. Em seguida, estavam os com ensino médio completo (19,6%) e ensino superior completo (17,5%).

OPINIÕES SOBRE O EVENTO

LOCAL – A maioria absoluta dos entrevistados (84%) deram a melhor nota possível para o local dos festejos, ou seja, Bom. Apenas 2,8% consideraram os locais ruins.

ATRAÇÕES – Uma expressiva maioria de 80% também deu nota positiva para as atrações do Carnaval 2018. Apenas 0,3% as classificaram como ruins.

SEGURANÇA – Com relação à Segurança, 74% dos entrevistados atribuiu conceito Bom ao amplo esquema de segurança montado para garantir a integridade dos foliões e que teve a participação de mais de 180 pessoas na festa principal, incluindo integrantes da Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros e de uma empresa de segurança contratada, que ficou responsável pela revista na entrada com o uso de detectores de metal.

SINALIZAÇÃO E LIMPEZA – Os dois itens foram avaliados como Bons por mais da metade dos entrevistados.

DIVULGAÇÃO - As redes sociais exerceram importante papel na divulgação do Carnaval, sendo responsáveis por dar conhecimento do evento a 60% do público entrevistado. Destaca-se em segundo lugar a comunicação entre amigos, que atingiu 24% da amostra.

PRETENDEM REPETIR A DOSE - Quando questionados se pretendiam passar o Carnaval em Montes Claros no próximo ano, 68% dos entrevistados responderam afirmativamente. Parcela equivalente a 22% mostrou-se em dúvida. Também foi feito um levantamento dentro do grupo de foliões que pretendia passar o Carnaval 2018 em outra cidade, mas acabou vindo ou ficando em Montes Claros (30% do total). Desses, quase 60% declararam que pretendem passar o Carnaval 2019 em Montes Claros, o que permite concluir que a qualidade da folia desse ano conquistou os foliões.

APROVAÇÃO – Quase metade dos entrevistados (47,2%) afirmou que o Carnaval 2018 atendeu plenamente às expectativas criadas. Já 26% foi mais além, dizendo que a folia superou as expectativas. Apenas 4,9% do total disse que o evento não atendeu nem mesmo parcialmente as expectativas criadas.

 

EQUIPE RESPONSÁVEL PELA PESQUISA

Elaboração do questionário de pesquisa: Lucas Lafetá Vargas (Gerente de Turismo) e Marco Túlio Chaves Moreira (Turismólogo).

Aplicação de questionários e digitação de planilhas: Ellen Alessandra Oliveira Marques, Mariana Durães de Freitas, Moara Silva Freire e Sarah Lauton Lopes (estagiárias).

Ordenação, tabulação, análise dos dados e elaboração do relatório: Reinaldo Cezar Sandes (Economista e Mestre em Administração).