Imagem de destaque NOVEMBRO AZUL -  Ações conscientizam servidores do prédio da Prefeitura

NOVEMBRO AZUL - Ações conscientizam servidores do prédio da Prefeitura

03/12/2018 - 13:46
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: ASCOM | Fotos: Medicina do Trabalho

A equipe da Medicina do Trabalho da Prefeitura de Montes Claros, com o objetivo de promover a saúde dos servidores do sexo masculino, realizou, durante o mês passado, diversas ações como parte da campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças “masculinas”, principalmente o câncer de próstata. A equipe elegeu, como um dos alvos da campanha deste ano, os servidores municipais que atuam no prédio da Prefeitura. Assim, durante vários dias, todas as secretarias foram visitadas, e os servidores receberam fitas azuis amarradas com um bigode de papel, que são o símbolo da campanha.


A idealizadora do projeto, a enfermeira da Medicina do Trabalho, Sileide Pereira, contou com o apoio do secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, e da coordenadora do setor, Maíra Sapori, para levar a cabo mais essa ação que segue a determinação do prefeito Humberto Souto de promover a qualidade de vida de todos os servidores.


CÂNCER DE PRÓSTATA - De acordo com números do INCA – Instituto Nacional do Câncer –, cerca de 68.800 novos casos foram estimados para 2018. É o segundo tipo de câncer de maior incidência nos homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, e a sexta causa de morte mais frequente na população masculina em todo mundo, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde.


A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia em relação ao diagnóstico de câncer de próstata é que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau que já tiveram câncer devem começar a fazer a avaliação aos 45 anos.