A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã desta sexta-feira, 23, a apresentação do relatório de gestão do SUS, referente ao ano de 2017. A apresentação aconteceu no plenário da Câmara de Montes Claros e contou com a presença de vereadores, jornalistas e público interessado. Os dados foram exibidos e explicados por técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Saúde, que ainda tiraram dúvidas dos presentes.
Segundo as informações divulgadas, a Prefeitura investiu em Saúde, durante o ano de 2017, R$ 62.953.120,84, o que equivale a 17,21% da receita do município, número superior, portanto, ao exigido pela Lei, que é de 15%.
O relatório apresentado demonstrou, também, que no ano passado foram realizados mais de 2,7 milhões de procedimentos na Atenção Primária, como consultas, visitas domiciliares, restaurações odontológicas, entre outros.
No início de 2017, das 41 obras do Município na área da Saúde, 17 estavam paralisadas e 24 não haviam sido licitadas. No decorrer do ano, todas essas obras tiveram recursos aprovados, além da UPA do Chiquinho Guimarães, que também teve aprovação de verbas para sua execução.
Com o fim da greve dos médicos especialistas, que acabou em agosto do ano passado, a oferta de consultas especializadas subiu de 3 mil para 10 mil/mês, enquanto que os exames de média e alta complexidade passaram de 1.400 para 5.450 por mês.
O Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros reestruturou seu Ambulatório de Feridas e fez uma pactuação para a realização de 218 cirurgias de catarata por ano.
A Prefeitura realizou também a contratação de 205 novos agentes comunitários de Saúde, que já estão atuando nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Montes Claros. O município também deu posse a 120 servidores aprovados em concursos públicos da Secretaria de Saúde.
Com relação aos medicamentos essenciais, os 158 itens que estavam disponíveis na Rede Municipal em janeiro de 2017 passaram para 238, em dezembro do mesmo ano. Ainda em relação aos medicamentos, foram abertas cinco novas farmácias em 2017.
Mais um avanço para o setor foi a contratação, via licitação, de empresa para realizar a informatização completa da rede municipal de Saúde. Outro investimento importante foi a compra de 9 novos veículos para atender a Secretaria de Saúde.
Outros números positivos apresentados foram: instalação de 15 novas cadeiras odontológicas; crescimento de 80 para 535 do número de participantes nos grupos de idosos das ESF; aplicação de quase 120 mil doses de vacina contra a febre amarela; e retirada de 900 toneladas de lixo como parte das ações de combate ao Aedes aegypti (Dia D).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025