Imagem de destaque OPERAÇÃO ESTIAGEM -  Comunidade prestigiou ações ambientais no Parque das Mangueiras

OPERAÇÃO ESTIAGEM - Comunidade prestigiou ações ambientais no Parque das Mangueiras

04/07/2018 - 17:08 | atualizado em 04/07/2018 - 17:04
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

A população dos bairros João Botelho, Antônio Pimenta e adjacências participou ativamente das ações de educação ambiental da Operação Estiagem – Ação e Proteção ao Meio Ambiente – realizadas no Parque das Mangueiras no último sábado, dia 30. A Operação foi lançada no dia 12 abril, iniciou suas ações no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e se estenderá até o dia 31 de outubro, com apoio da população e da iniciativa privada. O objetivo é acabar com o descarte irregular de resíduos e com as queimadas, preservando a qualidade do ar nas áreas urbana e rural e educando a população sobre seus direitos e deveres no gerenciamento do lixo.


A abertura das atividades aconteceu às 15 horas, com apresentação da Banda do 55º Batalhão de Infantaria do Exército e da Fanfarra da Escola Estadual Dulce Sarmento. A programação incluiu a doação de mudas de várias espécies, apresentação do Grupo Teatral “Trilha da Leitura”, teatro de fantoches, oficina de produção de sabão a partir de óleo de cozinha e orientações da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Foram expostos produtos da Agricultura Familiar, realizados serviços ambientais, blitz educativa, atividades lúdicas, dentre outras ações. Os estandes foram montados no interior do Parque. O evento foi apoiado por várias secretarias municipais, órgãos e autarquias estaduais e federais, Polícia Militar e Guarda Municipal.


A Operação mobiliza servidores da Prefeitura e operários da iniciativa privada e utiliza máquinas e equipamentos diversos. Já está funcionando o aplicativo oficial SEMMA SUGESTÕES E DENÚNCIAS, dando condições à população de contribuir com a Prefeitura, denunciando, a qualquer dia e hora, quem estiver descartando qualquer tipo de resíduo em locais inapropriados. Tem como parceiros a Engenharia Tendência/Flisa/Via Sul - Construtora Mirante - MRV – SOMAI - Câmara Municipal de Montes Claros - Moradores do Bairro João Botelho – Associação de Ambulantes do Parque das Mangueiras – 11 Cia MAMB - TECNOPAV – Cerâmica Montezuma - Via Solo - LAFARGE – Pura Coleta – Auto Esporte - Construtora Caparaó – Global - e Focal.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, explica que, quando for preciso, o Pelotão Ambiental, recém montado em Montes Claros, será acionado para garantir a efetivação das decisões e medidas adotadas na Operação, em prol da comunidade.

Nesta sexta-feira, dia 6, as ações de educação ambiental prosseguem no interior do Residencial Sul, com podas de árvores na avenida Hum, orientações educativas e atividades  culturais. Serão montados estandes e a programação inclui oficina de reciclagem e teatro de fantoches.