Imagem de destaque Prefeito Humberto Souto anuncia coleta de lixo na zona rural e explica paralisação de segunda-feira

Prefeito Humberto Souto anuncia coleta de lixo na zona rural e explica paralisação de segunda-feira

24/08/2018 - 17:01
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

O prefeito Humberto Souto recebeu na manhã desta sexta-feira, 24, representantes de diversas comunidades rurais para anunciar o início da coleta de lixo nos distritos rurais da cidade. A medida de saúde pública vai beneficiar todos os distritos e as comunidades que margeiam as principais estradas do município.


Durante o encontro, o prefeito falou sobre o trabalho que vem sendo feito em toda a zona rural da cidade. “Desde o início eu venho mostrando o forte compromisso que tenho com a zona rural. A água potável já começou a chegar aos distritos. Da mesma forma, temos investido na melhoria das estradas e na ampliação dos serviços de saúde e educação. Agora estamos adotando esta medida que irá solucionar de vez o problema do descarte de resíduos sólidos na zona rural. A coleta regular nos distritos vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornando-se uma importante ação de saúde pública e saneamento”, explicou o prefeito.


Nos próximos dias um cronograma será estabelecido entre as secretarias de Serviços Urbanos e de Agricultura e Abastecimento para o início da coleta.

 

Paralisação dos serviços públicos - Também na manhã desta sexta-feira, o prefeito Humberto Souto recebeu a imprensa para falar sobre o Decreto nº 3735/18, que suspende o expediente nas repartições públicas do município na próxima segunda-feira, 27. A medida será em protesto contra o governo do Estado, que não tem efetuado o repasse de recursos necessários para a garantia de serviços essenciais de saúde e educação.


“Desde o ano passado o Estado não repassa recursos da saúde e desde janeiro deste ano não tem repassado também os recursos do Fundeb. Estes recursos são constituídos por uma parcela de 50% do governo Federal e outra de 30% do governo do Estado, que não vem repassando como deveria. Além disso, restam 20% que pertencem ao município, pois são recursos do IPVA e do INSS, que estão sendo retidos de forma irregular pelo governo de Minas. Estamos chegando a um momento desesperador de não ter recursos para manter as escolas, por isso este protesto foi iniciado”, destacou o prefeito.


Todos os serviços públicos municipais serão interrompidos na próxima segunda-feira, incluindo a rede municipal de ensino.