O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, recebeu em seu gabinete a visita do senador Carlos Viana na tarde dessa segunda-feira, 11. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal conclamou o senador a encontrar soluções para que os repasses devidos aos municípios sejam depositados diretamente para as cidades de origem.
Acompanhado do deputado estadual Arlen Santiago, o senador ouviu as principais reivindicações do prefeito e propôs firmar parcerias para buscar uma solução quanto aos repasses retidos indevidamente pelo estado na gestão anterior e atual.
Segundo Humberto Souto, a crise instaurada em todo país refletiu-se no estado que, por sua vez, sacramentou a dificuldade vivida pelos municípios ao não repassar os recursos devidos às cidades mineiras. “É preciso que os nossos senadores se unam com todos os deputados para fazer com que o governador respeite a Constituição Federal. O município só quer o que é dele por direito”, afirma.
Ainda segundo o prefeito de Montes Claros, o município depende exclusivamente dos repasses do IPVA e ICMS para execução de obras e do Fundeb para o pagamento dos servidores da Educação. “Tipicamente, nossa região já é castigada pela seca e pela crise hídrica dos últimos anos. Ainda sofremos com a retenção indevida por parte do governador, que reflete nos setores da educação e da saúde, além de comprometer toda a estrutura da cidade”, disse.
O senador Carlos Viana enfatizou que vai se encontrar com o atual governador no dia 19 deste mês e levar todas as reinvindicações dos municípios para que o governo faça os repasses em dia. “Sabemos do sofrimento de todos os municípios que dependem exclusivamente desse repasse. E vamos dialogar para que esse impasse seja resolvido o mais rápido possível”, disse.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025