Imagem de destaque Prefeitura lança projeto de Agricultura Urbana nas escolas municipais

Prefeitura lança projeto de Agricultura Urbana nas escolas municipais

24/06/2019 - 14:12 | atualizado em 02/07/2019 - 09:27
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Gleidson Rocha

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e em parceria com o Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ICA), lançou o Projeto Municipal de Agricultura Urbana, com o objetivo de promover hábitos saudáveis e a segurança alimentar e nutricional dos estudantes das escolas municipais. A formalização de parcerias para promover a agricultura urbana com enfoque na agricultura orgânica sustentável, comunitária e doméstica, por meio da introdução de tecnologias de produção sustentáveis, está entre as metas do projeto.

O professor da UFMG e coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural e Apoio à Agricultura Familiar - Prodera, Helder dos Anjos Augusto, ficará responsável por articular com outros docentes de diversas áreas do conhecimento (solos, adubação agroecológica, horticultura, irrigação, controle de pragas, entre outras) para viabilizar a parte técnica da Agricultura Urbana. Helder faz parte do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis – CODEMA.

Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa, esta ideia precisa ser ampliada para a zona rural de Montes Claros, pois irá combater até o êxodo rural. “Esta iniciativa é importantíssima, pois irá estimular o interesse das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes, em cultivar alimentos saudáveis”, comentou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, este projeto ressignifica o trabalho de Educação Ambiental na escola. “Este conceito de hortas urbanas irá oferecer aos alunos conhecimentos nas áreas de agricultura, tecnologia, biologia, etc, além de possibilitar uma futura fonte de renda para as famílias”, destacou.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o objetivo desta parceria é ocupar os espaços vazios para produzir alimentos saudáveis. “A ideia da agricultura urbana é usar terrenos públicos, que não estão sendo utilizados, de escolas e áreas disponíveis dentro do perímetro urbano, para fazer hortas comunitárias, estimulando as pessoas a plantarem e a se alimentarem melhor”, disse.