O Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Montes (Unimontes) recebeu o Prêmio Mérito Ambiental “Ivo das Chagas”, versão 2019, na categoria Educação. A homenagem foi por causa dos importantes convênios e programas, nas áreas ambiental, educacional e de saúde. As ações contribuem para o avanço em pesquisas e atividades no que diz respeito à preservação do Meio Ambiente e garantia de sustentabilidade. A solenidade foi na noite de quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Avenida José Corrêa Machado, 900, Bairro Ibituruna.
Criado em 1994, durante o processo de estadualização da Unimontes, o Departamento de Biologia atua ativamente, ainda, em diversos cursos oferecidos pela Universidade nas áreas de Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Agronomia e Educação Física. Possui 44 professores, dos quais 42 são doutores e 2 mestres.
Tem 3 programas de mestrado e 1 de doutorado, visando capacitar ainda mais os professores e acadêmicos Suas atividades são essenciais para proporcionar melhoria da qualidade de vida dos universitários e, consequentemente, da população de Montes Claros e do Norte de Minas.
O Departamento foi representado pela professora Yulle Roberta Ferreira Nunes, acompanhada por colegas servidores da Unimontes. A comenda foi entregue pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Paulo Ribeiro.
A homenagem foi para empresas e ambientalistas que se destacaram na defesa e preservação do Meio Ambiente. É oferecida, anualmente, pela Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). A solenidade contou com as presenças de vereadores, deputados, representante do Ministério Público e outras lideranças políticas e comunitárias de Montes Claros e Norte de Minas.
Os outros escolhidos foram: João Simael Ferreira da Silva (Produtor Rural), Cerâmica Montezuma (Indústria); Grupo Albatroz (Comércio); Instituto Estadual de Florestas - IEF (Órgão Público); Associação Amor e Vida (Terceiro Setor); e jornalista Maria Cecília Oliveira Souza (Imprensa). O prefeito Humberto Souto, escolhido para a categoria ambientalista, justificou ausência e receberá a comenda posteriormente, em solenidade a ser marcada pelos representantes do Codema.
Os homenageados receberam troféus em formato de formiga. A premiação é de autoria do artista plástico Gu Ferreira, com auxílio dos reeducandos do programa “Para Além das Prisões”. Outras obras de arte de autoria de Gu Ferreira foram expostas na entrada principal da Secretaria, ornamentando e embelezando o local.
Ivo das Chagas - O professor Ivo das Chagas faleceu recentemente. Foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre a geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como o “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025