Na abertura da Semana do Autismo, o CEMEI Prof. Hamilton Lopes realizou na manhã de terça-feira, 02 de abril, um momento de conscientização com o tema “Nem todo ser humano é um autista, mas todo autista é um ser humano”.
O evento contou com a participação da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Prefeitura, por meio de palestra com a psicopedagoga Edite de Jesus Pereira, que abordou a atuação da Educação Inclusiva nas escolas com matrículas de alunos autistas, além de trazer uma reflexão sobre as relações que se estabelecem com os autistas a partir de uma releitura da obra de Antonie de Saint – Exupéry, “O Pequeno Príncipe”, com foco no entendimento à pessoa humana, para melhor inclusão.
Na ocasião a psicopedagoga e coordenadora da Educação Inclusiva, Meirielle Duarte Pereira, deixou uma mensagem de motivação e incentivo aos educadores, para que cada vez mais avancem no processo de acolhida a esse público.
Ainda na terça, foi realizado, no auditório do prédio 5 da Unimontes, o “Encontro de pais das crianças autistas das escolas municipais”, uma mesa redonda que contou com a participação da equipe do Serviço de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Autismo (SERDI/APAE).
Durante o encontro, a coordenadora da Educação Inclusiva falou sobre a importância da sensibilização quanto aos temas abordados no encontro, e o psicólogo Ernane Gonçalves Maciel explanou sobre a atuação do psicólogo com os autistas. Os presentes ainda puderam acompanhar a fala da terapeuta ocupacional Franciele de Sousa sobre as ações da terapia ocupacional no SERDI/APAE e assistir a uma apresentação do SERDI/APAE, realizada pela sua coordenadora, Rita de Cássia Pereira. Na ocasião, a fonoaudióloga Pâmela Botelho abordou o tema “Autismo, um olhar sobre a construção da linguagem”.
“Achei muito interessante! Uma ideia muito boa, uma iniciativa maravilhosa, que não deveria acontecer apenas no dia da conscientização, mas poderíamos ter sempre eventos como este. Eu, como mãe, vim procurando conhecimento e encontrei aqui. Aprendi muito. Muito bom”, avaliou uma das mães presentes, Teresa Faria Campos.
A mesa redonda ainda contou com a participação de acadêmicos e professores de Pedagogia, do Núcleo de Sociedade Inclusiva da Unimontes, e da Assessoria de Projetos Especiais, representada pela professora Ester Liberato Pereira.
“O evento foi de suma importância e contribuiu para estreitar as relações com a sociedade e, principalmente, com os pais de alunos autistas do município, no intuito de orientá-los sobre quais serviços são ofertados pela educação e saúde”, afirmou Meirielle.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025