Imagem de destaque Prefeitura realiza abertura oficial da campanha

Prefeitura realiza abertura oficial da campanha

02/10/2018 - 15:55
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 2, em frente ao prédio da Prefeitura de Montes Claros, a solenidade de abertura do “Outubro Rosa”, campanha realizada em vários países com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, enfatizou que a Administração Municipal não tem medido esforços para oferecer uma saúde de qualidade para a população, mas é preciso que as mulheres despertem para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Essa data é de fundamental importância. Estamos estruturando ainda mais o setor de saúde para oferecer mais atendimentos nos programas de saúde da família”, disse.

Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, observou que a Administração tem implementado melhorias no tratamento do câncer de mama, além de agir para conscientizar a população. “Desde o início da Administração foi determinada a criação de ações para o aumento da cobertura em todos os bairros da cidade através das ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) para prevenir e detectar a doença precocemente”, pontuou.

Luciene Brasileiro, coordenadora da Saúde da Mulher, frisou que durante todo o mês de outubro uma extensa programação vai ser realizada em diversos bairros de Montes Claros. “Dentro da programação, iremos realizar ações e campanhas em vários locais do município. Pretendemos superar o número de abordagens do ano anterior”, afirmou, destacando que 150 exames de mamografias seriam agendados durante a solenidade de abertura do Outubro Rosa.

Ricardo Alcântara, mastologista do Programa Saúde da Mulher, afirmou que os estudos indicam que, em um grupo de oito mulheres, uma irá desenvolver câncer de mama. Por isso, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “É preciso que as mulheres tenham maior conscientização sobre a prevenção, que só é possível com uma melhor qualidade de vida, com hábitos alimentares saudáveis, prática esportiva, sem ingestão de bebidas alcoólicas e sem tabagismo. E, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance da cura”, declarou.