Imagem de destaque Prefeitura de Montes Claros apoia ação ambiental

Prefeitura de Montes Claros apoia ação ambiental

07/03/2018 - 13:12
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação

A população do bairro Guarujá deu um exemplo de cidadania no último sábado, 3, com uma ação ambiental que contou com a participação efetiva da Prefeitura de Montes Claros, onde foram plantadas dezenas de mudas, inclusive frutíferas.

A ação de educação ambiental que está sendo apoiada pela Prefeitura tem o objetivo de incentivar a comunidade a colaborar com a arborização da cidade e faz parte do projeto Guarujá Ambiental, de coleta seletiva porta a porta, da Associação Comunitária do bairro Guarujá, que foi contemplado com R$ 19.960,00 (dezenove mil, novecentos e sessenta reais), recursos advindos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA) de Montes Claros, com o intuito de educar os moradores para a coleta seletiva, tendo a coleta e gestão de resíduos sólidos como meios de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável da região.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Guarujá, Denise Aguiar, a comunidade, com o apoio da Prefeitura, acabou com um lixão naquele bairro, além de contribuir com a arborização local. “Aqui tinha um bota-fora ao lado de um rio que deságua na lagoa do Interlagos e que ficou todo poluído, contribuindo para poluir ainda mais aquela lagoa, mas a Prefeitura fez a limpeza, retirando mais de 30 caçambas de entulhos, e deixou o local limpo, além de ter contribuído com a arborização. Agora a população estará de olho e criamos até um grupo no WhatsApp para impedir que descartes irregulares voltem a ser depositados no nosso bairro, para que possamos respirar melhor por causa das árvores e da despoluição, tanto do rio como da lagoa”, explicou a líder comunitária.

Para o motorista Cleobaldo Alves dos Santos, todos têm o dever de ajudar não somente plantando, mas cuidando das árvores já existentes, pois elas deixam a cidade mais bonita e trazem mais qualidade de vida.

Já o eletricista Davi de Almeida, que também participou da ação, destacou a importância da doação de mudas. “Este é um trabalho muito importante e precisa continuar e expandir para outros lugares, pois incentiva a população a valorizar o meio ambiente, principalmente as crianças e jovens”, destacou.

O casal João Soares Amaral e Maria Tolentino Mendes, além de ter participado do plantio, ainda levou mudas para serem plantadas no passeio de sua residência.

O evento teve a participação especial das crianças do coral JABS - Jovens Adolescentes Buscando o Senhor, projeto sem fins lucrativo que atende mais de 100 crianças dos bairros Santa Rita e Cintra e é coordenado pela agente comunitária de Saúde Josemeire de Freitas. No projeto as crianças aprendem flauta, violão, bateria, balé e inglês, além de educação ambiental.

Fundo ambiental

Atendendo os anseios da população, especialmente dos ambientalistas, o prefeito Humberto Souto destinou, pela primeira vez em Montes Claros, os recursos do Fundo Único de Meio Ambiente (FAMMA) para apoiar projetos que visam o uso sustentável dos recursos naturais, manutenção, melhoria e/ou recuperação da qualidade ambiental, pesquisa e atividades ambientais de controle, fiscalização e defesa do meio ambiente, através de entidades e ONGs que foram contemplados nas áreas de educação ambiental, revitalização de microbacias, gestão de resíduos sólidos, pesquisa e desenvolvimento e projetos especiais de relevância ambiental.

O objetivo principal do Fundo Único de Meio Ambiente é contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população do município, no perímetro urbano e na zona rural. A Prefeitura destinou mais de R$ 150 mil para ONGs e entidades que irão beneficiar diretamente cerca de 600 famílias, além de realizar ações que serão desenvolvidas em prol de todos os segmentos da sociedade.

Além do projeto Guarujá Ambiental, os outros projetos beneficiados foram: Para Além da Prisão - PAP/Legião de Assistência Recuperadora/LAR; Para Colher, Basta Reciclar/Associação Comunitária de Tabuas; Captação de Água da Chuva na Escola Municipal Dú Narciso; Hortas Urbanas e Plantas Medicinais/Associação Recanto das Hortaliças, na Vila Antônio Narciso e Grande Santos Reis; A Semente Florescerá/Escola Municipal Alfredo Soares da Mota; Meu Melhor Amigo, Educar para Cuidar/Apelo Canino; Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos/Igreja Batista Esperança e Vida; Projeto de Pequenas Barraginhas de Captação de Água de Chuva/Associação Comunitária de Varginha da Onça.