O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco, substância que está presente em produtos como cigarros e charutos, e é responsável por mais de 50 doenças, entre elas, o câncer. No Brasil, três datas chamam a atenção da população sobre os malefícios da prática: o Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco (31 de maio); o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto); e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).
Desta forma, a Prefeitura de Montes Claros está preparando um evento, ainda sem data definida, para chamar a atenção da população sobre as políticas públicas do Município que auxiliam aqueles que desejam largar o vício do cigarro. Com o nome de Mostra Municipal de Experiências das Equipes de Saúde da Família em Combate ao Tabagismo (EXPOTAB), a iniciativa irá apresentar as atividades realizadas e a evolução dos pacientes acompanhados pelo Programa Municipal de Combate ao Tabagismo.
Segundo Flávia Vieira Ruas, que é enfermeira e referência técnica do Programa de Combate ao Tabagismo, a Prefeitura mantém, atualmente, 45 grupos, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural, que desenvolvem um trabalho de incentivo à interrupção da prática que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mata cerca de 156 mil brasileiros por ano.
Cada grupo tem entre 10 e 15 pacientes com idades que variam muito: “Temos de adolescentes até idosos”, conta a enfermeira. A fase em grupo do tratamento dura cerca de 90 dias e tem encontros semanais, em um primeiro momento, que passam a ser quinzenais e mensais no decorrer do processo. Depois, começa o acompanhamento individual dos pacientes que inclui administração de medicação e dura cerca de um ano. Flávia lembra que os interessados em participar das atividades do Programa de Combate ao Tabagismo devem comparecer à unidade de Saúde mais próxima de sua residência, de onde serão encaminhados para o polo onde receberão todas as informações necessárias para mudar de vida.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025